O último levantamento da Anatel, divulgado na semana passada, mostra que a TV por assinatura já faz parte do lazer de 17,8% das famílias brasileiras (26,3% na região Sudeste). É um dado mais do que relevante. Graças ao alcance dos satélites, pessoas que há dois anos nem sonhavam com isso hoje podem receber em casa o sinal DTH (Direct-to-Home), gerado principalmente pelas operadoras Sky e Embratel. A TV a cabo também cresce, mas em menor proporção, o que é fácil de entender: a maioria das cidades “cabeáveis” já conta com o serviço, enquanto o DTH – cujo sinal trafega pelo ar – tem alcance virtualmente ilimitado.

Alguns números interessantes pinçados entre os dados da Anatel referentes aos primeiros quatro meses do ano:

*Enquanto as operadoras de cabo conquistaram 145 mil novos assinantes, as de satélite somaram mais 769 mil clientes (17% sobre o total registrado no final de 2010);

*Abril foi um mês particularmente feliz para o setor: se em 2009 o crescimento no mês foi de 55% e em 2010 de 112%, em abril de 2011 bateram-se todos os recordes; nada menos do que 238% de aumento no número de assinantes (somando-se cabo, DTH e MMDS);

*Abril de 2011 marcou também o ponto de inversão da curva de competição entre cabo e satélite: este passou a atingir 49,2% do mercado total de TV por assinatura, contra 48,1% do cabo. Importante: em março de 2010, a proporção era de 56,5% contra 39,1% (a favor do cabo);

*Mesmo sendo ainda a região com menor densidade (número de assinantes vs. população total), o Nordeste foi onde a TV paga mais cresceu nos últimos doze meses: 57,2%, contra 48,1% da região Norte e 32,7% de média nacional;

*Bahia, Piauí, Pará e Tocantins foram, pela ordem, os quatro estados onde houve aumento mais expressivo de novos assinantes.

No ritmo atual, com 10,6 milhões de domicílios servidos até abril, o segmento de TV por assinatura chega ao final do ano batendo na porta dos 13 milhões de assinantes. Pensando bem, é isso que explica, em parte pelo menos, a queda nas vendas de DVDs e a demora do Blu-ray em se consolidar, que comentei no tópico anterior. Com tanta oferta de canais pagos, a tentação do usuário é ficar mais tempo em casa para aproveitar ao máximo a “novidade”.

Para ver os dados completos da Anatel, clique neste link.

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