Os consumidores americanos já podem encontrar nas lojas especializadas em eletrônicos a nova linha de TVs Elite, da Sharp. A empresa japonesa, que comprou em 2008 a divisão de displays da Pioneer, ficou também com o direito de usar a marca “Elite”, top de linha da ex-concorrente. Durante algum tempo, os plasmas Pioneer Elite Kuro foram considerados os melhores TVs do mundo. Mesmo assim, o fabricante decidiu abrir mão deles por não conseguir chegar a preços competitivos. Com a venda, esperava-se que a Sharp aproveitasse o know-how e a estrutura da Pioneer para entrar no segmento de plasma e, quem sabe, trazer de volta aqueles badalados produtos.

Nada disso. Os novos TVs Elite (foto) não são plasmas, mas LED-LCDs, pois esta é a especialidade da Sharp, segunda maior fabricante mundial de painéis de cristal líquido. A ideia é aproveitar o prestígio da marca, apenas isso. Estão sendo lançados dois modelos, de 60 e 70 polegadas, e este último passa a ser o maior TV da categoria. A descrição de ambos é de dar água na boca: reproduzem imagens 3D (com óculos ativo), acessam serviços da web, permitem videochamadas via Skype e possuem 5 entradas HDMI e 2 USB!!! Tecnicamente, trazem duas novidades: um controle interno dedicado de contraste, que atua sobre o painel Local-Dimming ajustando automaticamente a luminosidade; e um chip RGB+Y, que além das três cores básicas (vermelho, verde e azul) processa também o amarelo, resultando em maior fidelidade de cores.

Como a situação da Sharp no Brasil continua indefinida, é pouco provável que esses aparelhos cheguem até nós. Também, se chegarem, não serão baratos: nos EUA, o modelo de 60″ é cotado a US$ 5.999; e o de 70″, a US$ 8.599.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *