Aconteceu nesta terça-feira, em São Paulo, o 1° Fórum KNX de Eficiência Energética, promovido pelo consórcio internacional de empresas que defendem o padrão KNX de comunicação para redes. Desde novembro, o grupo tem uma representação no Brasil, que é coordenada por Rogerio Ribeiro, da Schneider Electric. Para 2013, a intenção é promover uma série de encontros pelo país, divulgando o conceito, que tem tudo a ver com a atual expansão do segmento de automação residencial e predial e com a questão da economia de energia.

Para quem não está familiarizado: KNX é um dos padrões que dominam o mercado mundial de redes. Disputa com Z-Wave e Zigbee, que já estão no Brasil há algum tempo, mas tem o trunfo de ser líder na Europa e estar crescendo em várias partes do mundo. Sinceramente, não sei dizer se é melhor que os outros (cada um tem suas particularidades), mas com certeza chega ao Brasil num bom momento. “Estamos muito animados”, diz Ribeiro, que no encontro de hoje conseguiu reunir – com apoio da Aureside (Associação Brasileira de Automação Residencial) – cerca de 60 profissionais do setor. “Neste início, vamos focar os integradores, que são formadores de opinião e podem disseminar o conceito KNX por todo o país.”

A ênfase na sustentabilidade é um dos pilares da estratégia da KNX Association, que já atua em dez estados, através de parceiros. Seus associados são fabricantes, distribuidores, integradores, entidades profissionais e educacionais. No Exterior, o grupo possui atualmente 297 empresas filiadas em 33 países, além de 237 centros de treinamento. Entre essas empresas, as mais conhecidas são Panasonic, Philips, Siemens, Toshiba e Cisco, além da própria Schneider e todas as que atuam em automação residencial (Crestron, Control 4, Savant, Lutron, Elan, Legrand etc).

Quem quiser mais informações a respeito pode acessar o site www.knx.org ou enviar mensagem para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *