formula 1O próximo dia 28 de fevereiro deve entrar para a história da Fórmula 1. Será a primeira vez em que uma corrida terá cobertura de televisão em 3D. Bem, não exatamente uma corrida (o campeonato mesmo começa em 17 de março). O que teremos no final deste mês são os testes finais das equipes, no circuito da Catalunha, próximo a Barcelona. Durante quatro dias, pilotos e carros estarão na pista e os fãs poderão ter uma ideia do que esperar nesta temporada.

Graças a um acordo especial com a FIA, diz o site americano Hollywood in HiDef, o canal britânico Sky 3D (nada a ver com a Sky brasileira) será o primeiro a captar imagens do evento em 3D. O sinal será gerado para vários países da Europa; não há informação quanto ao Brasil, até porque aqui as transmissões são exclusividade da Globo. Mas é o primeiro passo. “Estamos muito animados”, diz o ex-piloto e atual comentarista Martin Brundle. “Será um teste para todos nós, pois queremos ver como se cobre uma corrida em 3D.”

A ideia, segundo Martin Turner, diretor do Sky, é usar o evento para experimentar com os equipamentos 3D. Até agora, o canal já transmitiu 14 modalidades esportivas nesse formato, do futebol ao golfe. Mas jamais uma corrida de automóveis, que – como se pode imaginar – envolve uma logística diferente quanto ao posicionamento das câmeras. Imaginem o que é filmar um bólido daqueles a 350km por hora; se numa transmissão convencional já é complicado manter o foco e a profundidade, que dizer de uma captação em 3D?

Conforme o que acontecer na Catalunha, talvez algumas corridas ao longo do ano sejam transmitidas em 3D. Pelo menos, é o que esperam os britânicos, que nesse departamento são muito mais fanáticos que os brasileiros (talvez percam apenas para os italianos).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *