1PANA OLED copyOntem, estivemos no estande da Panasonic, que após a desistência do plasma decidiu mesmo embarcar na tecnologia OLED. Só que, pelo visto, bem à japonesa, discretamente. Num canto escuro e ser maiores avisos, um painel composto de seis displays de 55 polegadas, montados lado a lado, exibia imagens multicoloridas (em 4K), como em tantos outros estandes aqui na CES 2014. O detalhe do “show” – que mostramos neste vídeo – é que todas aquelas telas eram curvas. Ou assim pareciam. Três curvadas para dentro (côncavas, como os TVs desse tipo já lançados inclusive no Brasil) e três curvadas para fora (convexas), estas com aspecto meio exótico à primeira vista.

A Panasonic não divulgou detalhes – focou suas apresentações nas linhas 4K. Mas não há como desvincular as coisas. Sem o plasma – considerada pela maioria dos especialistas a melhor tecnologia de TVs – a empresa japonesa dificilmente terá como competir com as coreanas, as chinesas e com sua arqui-rival Sony; aliás, desfez há pouco a parceria que ambas criaram para desenvolver OLED (detalhes aqui). No estande da Sony, a palavra OLED mal foi pronunciada, deixando claro que todas as apostas são no aperfeiçoamento do LED rumo ao 4K e, em seguida, ao 8K.

Conclusão: se quiser usar a força de sua marca para encontrar investidores de longo prazo, a Panasonic pode, quem sabe, dominar a tecnologia OLED no futuro. O pequeno show aqui em Las Vegas confirma que os componentes orgânicos, capazes de tornar as telas flexíveis têm grande potencial. Talvez esteja começando uma nova corrida rumo a… quem tem a bola de cristal?

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