Pesquisa da Entertainment Merchants Association, que reúne a maior parte do varejo americano de filmes, vídeos, discos e games, divulgada esta semana, revela que 87% dos usuários do videogame PlayStation3 o usam não para jogar, mas para… acreditem, assistir a filmes. Sim, em Blu-ray (leia aqui o levantamento em detalhes).
O relatório prevê que essa onda – o uso do PS3 para ver filmes – irá até 2009, quando acredita-se que os players convencionais caiam a preços acessíveis ao público médio. Será? Contém também outros números interessantes. Embora o videogame tenha segurado a barra do Blu-ray até agora, com mais de 3 milhões de consoles vendidos até 2007, o mesmo não serviu para salvar o HD-DVD. A Microsoft apoiou o formato, mas só conseguiu vender 316 mil drives para acoplar no videogame Xbox 360.
Outra conclusão da pesquisa, está já divulgada, é que por volta de 2012 haverá no mundo maior quantidade de players Blu-ray do que de DVD players convencionais. Claro, o levantamento não leva em conta o possível surgimento de um formato concorrente (como você pode conferir neste artigo), nem o fantástico crescimento dos downloads de vídeo, que já estão chegando à alta definição.
Temos aí, portanto, mais um mar aberto a especulações e chutes de toda natureza. Faz parte.