Talvez tenha sido o melhor estande da CEATEC 2008. Opinião unânime que colhi ontem entre os integrantes do grupo de jornalistas especializados internacionais, convidados do evento. A Fujitsu, uma das mais tradicionais empresas do mundo na área de tecnologia, brilhou no evento com uma série de demonstrações práticas sobre seus avanços. Alguns dos quais consegui captar em vídeo e vou disponibilizar no hot site que criamos (http://revistahometheater.uol.com.br/site/ceatec_08.php) nos próximos dias.
Ontem pela manhã, fomos convidados a visitar a sede da empresa, na cidade de Kawazaki – sim, a mesma das famosas motos – a mais ou menos meia hora de Tóquio. Pra variar, recepção calorosa; parece que os japoneses agradecem cada minuto de sua visita, como se fosse a última na vida. Detalhe adicional: fomos recebidos pela agente de relações públicas Amy Ishida, a japonesa que fala o melhor inglês que já ouvi – melhor do que muito americano.
Vimos o “Salão do Futuro”, onde a Fujitsu demonstra algumas de suas experiências. Você sabia que a empresa existe desde 1935, quando criou o primeiro aparelho de telefone usado no Japão? E que criou também o primeiro computador mainframe japonês? E o primeiro notebook? E que continua funcionando na mesma sede (esta que visitamos) desde aquela época? Pois é, eu não sabia nada disso. E jamais saberia se não tivesse vindo aqui.
Vou contar a história dessa empresa em breve. Lembrei da frase do poeta grego Eurípides: “Tentar, experimentar, viajar – estas são a melhor forma de aprender”.