Gostaria de continuar falando apenas de novos produtos e tecnologias interessantes, mas o que se viu durante a Broadcast & Cable e o Congresso da SET (os dois eventos aconteceram simultâneos esta semana em SP) foi a confirmação de uma estratégia quase maquiavélica, para dizer o mínimo, por parte de setores do governo, em relação ao segmento de tecnologia. Já havia indícios, agora são ações concretas. Vejam só.

Em junho, o governo havia constituído o Fórum Brasil Conectado, cuja finalidade seria manter discussões permanentes com empresas e setores da sociedade ligados à tecnologia. A reunião do Fórum na última quarta-feira foi convocada para analisar o papel da Telebrás na implantação do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL). Alguém lembrou que o texto do decreto que reativou a empresa é dúbio no item que a autoriza a oferecer conexões de banda larga “apenas e tão somente em localidades onde inexista oferta adequada”. Ora, perguntaram alguns membros do Fórum, “como definir o termo ‘oferta adequada'”? Ninguém soube responder. Então, como não houve consenso, os coordenadores do Fórum (ou seja, o governo) decidiram deixar o assunto por conta do CGPID (Comitê Gestor dos Programas de Inclusão Digital), formado por membros do próprio governo.

Notem quantas vezes repeti a palavra “governo” no parágrafo acima. Juro que não foi de propósito, mas dá uma ideia de como estamos nessa área. Com a desculpa de que as operadoras trabalham mal e cobram caro (e é verdade), estão aos poucos tomando conta de tudo que se refere a telecom. Duvidam? Vejam esta outra notícia que foi confirmada no Congresso da SET: a Anatel não terá mais poder para decidir sobre os leilões de freqüências. Quem vai cuidar disso agora é a própria Casa Civil, que assim passa por cima, numa tacada só, da agência reguladora oficial – cujos técnicos são pagos justamente para isso – e do Ministério das Comunicações, a esta altura reduzido a mero enfeite na Esplanada.

Sei que tem muita gente contra a Anatel e o Ministério – eu mesmo, aqui, critiquei ambos várias vezes. Mas jamais pensei que ousariam “destituir” os dois órgãos. Do jeito que a situação está colocada, ambos poderiam perfeitamente ser extintos; ninguém sentiria sua falta. E, para aqueles que ainda pensam, num misto de ingenuidade e ignorância, que esse esvaziamento é solução para os problemas do País na área de telecom, lembro que um grupo de meia dúzia de amigos do rei agora ficará responsável por tudo de importante que se decida no setor. Mais ou menos como se fazia na antiga União Soviética. Ou, para não ir tão longe, nos tempos dos governos militares, quando o cidadão comum tinha que brigar (literalmente) para conseguir uma linha telefônica.

Enfim, foi para isso que tomaram o poder. Ou não foi?

11 thoughts on “Maquiavel ressuscitado

  1. Vc está se tornando cadia mais mesquinho com suas ‘politicagens’, por que vc não cria um blog politico? assim evetaria que pessoas como eu, ter que cair nessa armadilha barata de defesa das corporações.

  2. Caro Orlando, Bom Dia…

    Veja tambem pelo lado da instituição ( Anatel ), na qual nunca se vê sequer algo que faça de benéfico para as verdadeiras interessadas no assunto, nós consumidores….

    Agora que vc ve o orgão se movimentando, dando um tapinha daqui e uma dali, pra mostrar serviço, dizendo que no momento em que ela devolve os funcionários legitimos ( Telebrás ), ela alega que ira ficar com problemas de material humano, mas só agora que ela viu isso???

    Olha quantas coisas as teles fazem no nosso pacífico mercado, tanto vc como eu sempre comento o que se passa naárea de telecon, principalmente se tratando de internet.

    Quando o Sr se trata de voltar a ter que esperar anos como foi antigamente, alguns sabem muito bem o quanto o militarismo ( que por sinal seus filhotes estão espalhados governando de forma desfarçada..não pe DEM??? ), naquele tempo sabemos que para pagar a divida externa ( cujo tenho certeza que não fui eu e nem ninguem que eu saiba), foi culpado disso, então como não se tinha nada, mercado fechado, nao exportava nada, não importava nada, tudo era centrado no mercado interno, bem se não vendemos nada e os consumidores da epoca não tinha como comprar devido ao preço, da onde se tirava o dinheiro pro pagamento de juros da dívida feitas pelos infelizes militares da época???, das estatais, então, se dava lucro, esse era revertido imediatamente em pagamento da divida, deixando a estatal em situação lastimável, todos nos sabemos desse processo.

    Mas hj é diferente, absolutamente nada haver como era no passado, então, que seja mudado mesmo, e melhora ainda, feche a Anatel, pois nada faz a não ser dar despesas e deixar as empresas de telecom fazer o que quer.., ou é justo pagar por um serviço e receber 10% do que se contrata e o orgão não faz nada??, opa estou cometendo um equiívoco, eles estão sim me mobilizando, dando prazo para que as teles ajustem isso, MAS SÓ AGORA??? PORQUE???

  3. Orlando, é isso mesmo, uma ditadura stalinista disfarçada. Sei que o blog é sobre tecnologia, mas é preciso dizer isso, pois sem nossas liberdades individuais a tecnologia nada vale, vide bloqueio da Internet na China, inexistência de infraestrutura de telecomunicações em Cuba e censura de notícias na Venezuela. O Fascismo-socialismo que impera nesses países, inclusive no Brasil, é o passo anterior ao comunismo, que como você bem sabe suprime todos os direitos do cidadão em função de um Estado Ditatorial.

  4. Olá Haroldo. Mesquinho? Politicagem? Desculpe, ou você não entendeu o que escrevi, ou está querendo fugir do assunto principal. Este blog sempre foi sobre tecnologia, e quando esta tem a ver com política, como é o caso agora, por que não comentar? É proibido? Fazemos sempre isso aqui, e a maioria dos leitores participa, mesmo que discordando. Se você não quer discutir o assunto, não há problema. Muita gente quer. E, se acha que caiu numa armadilha, lamento. Existem vários outros endereços na internet onde você certamente se sentirá melhor. orlando

  5. Olá Martins, realmente a coisa foi muito bem feita. Desestruturaram a Anatel, justamente para que ela não fiscalizasse as operadoras. E agora, no fim do governo, culpam a Agência. Não é engraçado? Só perceberam agora que ela não faz o que devia? Em todos os países avançados, existem agências reguladoras independentes do governo, que servem para defender o consumidor e punir as empresas quando falham. No Brasil, tem gente que acha melhor então fechar e deixar tudo na mão de quem? Do próprio governo. Vamos voltar 30 anos no tempo. Só uma correção: no tempo dos militares, não se paga dívida externa. Ela foi justamente construída naquela época. Sobrou para quem veio depois. Abs. Orlando

  6. Todo esse cenario com niveis de aprovacao em torno de 80% (dizem….) foi construido encima de muita maracutaia, muita comissao, muito esquema etc etc etc…..(pode ate dar a parecer mas nao é o pica-fumo la do nordeste que detem essa maioria)
    Vc acha que esse filao tao gordo iria ficar ao deus-dara?
    Nao creio nessa ingenuidade!!!!
    O nosso atual governo faz Maquiavel ser bebe nas fraldas……

  7. Caro amigo Orlando, devo discordar do título referindo-se a Maquiavel, o correto seria “Antonio Gramsci Ressuscitado”, pois é esse o filósofo o qual teoriza sobre as comunicações e sua forma de manipulação.
    http://www.faac.unesp.br/eventos/jornada2005/trabalhos/26_rafael_bellan.htm
    Os poucos que estudam história nesse país, sabem do fascínio que nossos políticos possuem pelo que há de pior na Itália, se antes os populista do Estado Novo ( Getúlio Vargas) já tinham como base alguns pensadores fascista agora temos os novos populista colocando em prática aquilo que foi lido na juventude socialista.

  8. Prezado Orlando,

    Concordo plenamente com você. Os dois comentários acima, do Sr. Azevedo e do Sr. Martins estão totalmente fora do contexto. Não é fechando a Anatel que vamos resolver o problema. Aliás, a Anatel nunca teve poder para atuar como deveria. Queremos uma agência reguladora que atue firmemente nos limites da lei, que defenda os interesses dos consumidores na área das telecomunicações e que fiscalize as empresas com todo o rigor. Fechar a Anatel vai ser um desastre, ainda mais deixando tudo nas mãos de um punhado de petistas ignorantes e sem qualquer capacidade técnica. Só faltava esta e quem viver verá!!!

  9. Orlando,
    é triste termos chegado a esse ponto. O de constatarmos que nos está sendo imposta uma “ditadura do proletariado”.
    Estão minando silenciosamente todos os canais que lhe são contra, que delatam as irregularidades, as falcatruas.
    Foi aplicado à Anatel, o golpe de misericórdia. Há anos que ela vem sendo esvaziada. O mesmo se dará com as demais agências reguladoras pois não é de interesse do Rei e de seu cupinchas delegar poderes a quem quer que seja e as agências tinham “poderes demais” para seus gostos.
    Falta muito pouco também, para que não mais tenhamos uma imprenssa livre. Estão, quando esse dia chegar, finalmente teremos nos tornado uma grande Cuba. E tudo, graças à legião de miseráveis e incultos que cegamente seguem seu líder, seu benfeitor e grande herói que veio do sertão pernambucano para libertar os oprimidos.
    Uma coisa nós temos que reconhecer, não existe na face da terra alguém mais espertalhão e escorregadio do que o Inácio da Silva.

  10. Olá,Orlando,acompanho alguns comentários seus sobre tecnologia,os que são bem informativos.Já vi vc criticar muito Anatel,só não entendo vc, quando diz que o mesmo (ANATEL)poderia ser extinta que ninguém sentiria falta.Ora se ela sendo extinta ninguém sente falta,então porque a critica se ela está perdendo um pouco do seu poder?sinto nos seu comentários um receio ou mesmo despeito em tudo que se refere ao GOVERNO,sendo até ridículo da sua parte comparar com os tempos da União soviética,e nos tempos dos Militares.Você sempre fez criticas ao Fernando Henrique,ou é só mesmo ao governo do Lula?

  11. Olá Luiz, acho que não me expliquei direito. Comentei (exagerando) que a Anatel “do jeito que está” poderia ser extinta, porque virou um grande cabide de empregos para amigos do governo. Quanto ao governo FHC, naquela época não havia este blog, infelizmente. Na minha opinião, teve coisas muito boas e outras muito ruins, como este agora. No campo da tecnologia, teve muitos problemas, mas acho que foi infinitamente melhor porque acabou com o estatismo que existia antes, com Sarney e os militares, e profissionalizou as empresas, abriu o mercado e a Anatel funcionava bem, como fiscalizadora. É justamente isso que está sendo eliminado agora, o que vejo como um enorme retrocesso para o País. Não se trata de receio nem despeito, apenas uma constatação. A comparação com a União Soviética não é ridícula: lá também um grupo de amigos do poder, sem preparo técnico, mandava em tudo e tomava decisões sem consultar ninguém. A única diferença – ainda bem – é que lá eles mandavam os críticos para a Siberia. Curioso é que aqui toda crítica é vista como desrespeitosa ou “golpista”… Em matéria de ciência, tecnologia e educação, o governo Lula é um dos piores que já tivemos. Abs. Orlando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *