O presidente da RedeTV, Amilcare Dallevo, queixou-se na semana passada dos atuais critérios de medição de audiência na TV aberta. A emissora sente-se prejudicada porque os institutos de pesquisa (leia-se: Ibope) não levam em conta o público que tem em casa equipamentos da chamada Banda C, as antenas parabólicas comuns no interior do País. Segundo o site Tela Viva, Dallevo calcula essa massa de telespectadores entre 60 e 70 milhões de pessoas, pois haveria 20 milhões de residências equipadas com esse tipo de antena.

Não sei se é verdade, mas há entre as emissoras uma verdadeira “caixa preta” quando se toca nesse assunto. Já houve no passado a tentativa de abrir o sinal de algumas redes (Band e SBT) para receptores de banda C, o que provocou reação da Globo e suas afiliadas. A questão é controvertida: essas parabólicas captam o sinal das redes nacionais, que conflita com o das emissoras locais, especialmente na hora dos intervalos comerciais. Para quem tem grande audiência, como a Globo, esse conflito não interessa. Muitos anúncios são simplesmente bloqueados para não prejudicar as afiliadas. Já para os franco-atiradores, é ótimo: aumentam as chances de seus programas serem vistos, de uma forma ou de outra.

Seja como for, Dallevo tem razão: temos aí uma parcela de telespectadores (e, portanto, consumidores) que não pode ser desprezada.

3 thoughts on “Parabólicas: qual é a audiência?

  1. Não tem muito a ver com a notícia, mas afetará o mercado de parabólicas.

    A Sky (no sistema pré-pago) parece que vai deixar liberado os canais abertos, públicos, educativos e de cortesias mesmo sem recarga, ou seja, você comprará a antena e receptor por R$ 150 (em alguns locais) e pagará R$ 60 pela instalação, e terá uma mini parabólica em sua casa.

    Sem contar que você, quando quiser, poderá fazer a recarga e assistir a canais fechados. Inclusive o nome mudará de Sky Pré Pago para Sky Livre, parece. Outra coisa é que mesmo sem fazer recarga, o cliente terá direito às degustações que ocorrem.

    Embora a globo não esteja disponível em todos os locais pela Sky, e embora a parabólica pegue canais como MTV e Esporte Interativo, a Sky acertou a mão nessa iniciativa. Pois sairá mais barato que uma parabólica, e o sinal será digital e não analógico como na parabólica, embora na prática não exista muita diferença na qualidade de imagem, devido à compressão de alguns canais da Sky.

  2. EU TENHO PARABOLICA EM CASA. NÃO PAGO ASSINATURA E ESTOU MUITO SATISFEITO COM OS 31 CANAIS. MINHA FAMILIA TEM TB PARABOLICA, NUM TOTAL DE 5(CINCO). MAS QUERO PROTESTAR COM REFERENCIA AOS RECEPTORES ANTIGOS DA SKY(INS660 78G), VISTO QUE COMPRAMOS E ATUALMENTE NÃO ESTA SERVIDO PARA NADA. ALIAS, A SKY LUCROU MUITO COM A VENDA DELES. SERIA BOM QUE FOSSEM TRANSFORMADOS EM F.T.A PELA PROPRIA SKY, PARA RECEPÇÃO DOS CANAIS LIBERADOS.

  3. Bom dia,em minha parabólica banda c eu capto vários canais digitais,inclusive HDTV da rede vida,band e rede tv e os outros em SD,mas é óbvio que seria muito bom captar a globo HD, sbt HD e record HD.
    Essa história de codificar o sinal do satélite é um desrespeito ao telespectador,pois a audiência seria muito maior com a liberação (fta) dos canais HDTV.
    Além do mais a tv digital via terrestre talvez NUNCA chegue aos municípios do interior,logo milhares de pessoas ficarão sem o sinal digital Hd das principais emissoras que só estão preocupadas com as grandes cidades.
    PARABÉNS a Band, Rede Tv e Rede Vida que nos permitem desfrutar de belas imagens com seu sinal Hd no satélite star one c2!!!!!!!!!!!!!!!!
    um grande abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *