Já há algum tempo que nossa equipe, percorrendo o Brasil em visita a instalações de home theater, vem documentando exemplos de bons e maus trabalhos no setor. A bem da verdade, mais exemplos bons do que maus. Chegamos até a publicar uma série a que demos o título genérico de “O Certo e o Errado”, em que mostramos problemas encontrados em algumas residências e a forma como poderiam ter sido evitados (a mais recente está na edição de novembro da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL, que está nas bancas).

Por uma questão de respeito à privacidade, os nomes das pessoas e empresas envolvidas nunca são publicados – até porque a ideia não é de “caça às bruxas”, mas de alerta principalmente a iniciantes. Com o tempo, fomos descobrindo que muitos supostos erros de projeto ocorrem não por culpa do instalador, mas do próprio cliente (o dono da casa, que é quem paga a conta e, portanto, tem sempre a última palavra). O mais comum é o posicionamento errado da tela e/ou das caixas acústicas, em geral porque alguém achou que ficava “mais bonito”.

Tudo isso me veio à mente hoje ao encontrar, por acaso, no site americano CE Pro – uma espécie de “biblia” do profissional de home theater – um guia das piores instalações fotografadas pela equipe. Sim, eles registram as imagens há alguns anos e agora decidiram torná-las públicas. Vejam algumas abaixo.

Antena de TV pendurada numa estátua de rua

Notebook colocado para “esfriar” sobre um pacote de gelo

Antenas comuns tentando “chupar” o sinal de uma parabólica

E a provável campeã, que dispensa comentários…

Em tempo: são imagens de instalações em geral, não propriamente de home theater, claro. Os próprios leitores podem enviar fotos de suas “obras”, e algumas das que aparecem no site (veja aqui) podem perfeitamente ter sido montadas apenas para que o “autor” tenha o prazer de vê-las publicadas. Mas que é um show de horrores, acho que todos concordam, não? Pensando bem, os brasileiros que cometem erros em seus projetos estão todos perdoados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *