Panasonic e Sony foram os dois primeiros fabricantes a apresentar seus produtos na IFA. Nesta quarta-feira, dois dias antes da abertura do evento, pudemos entrar nos dois estandes e ver de perto algumas das novidades. Estranhamente, em ambos a seção de TVs não atraiu muita gente (foto). Pareceu até ter sido de propósito. De fato, não há mais muito o que avançar na tecnologia atual, em termos de qualidade de imagem. Todos os TVs (plasma e LED-LCD) mostram imagens maravilhosas, tanto em 2D quanto em 3D (ninguém mais fala em Standard Definition, tudo é High Definition). Blu-ray e HDTV agora são a referência de qualidade, então o máximo que podemos ver em nossos TVs são essas imagens mesmo (durante a feira, teremos apresentações de 4K e até 8K, é o que prometem, mas essas são tecnologias para o futuro).

Voltando aos TVs, a impressão que se tem é que viraram commodities. Ao adquirir um modelo novo, o consumidor agora tem de prestar atenção em outros detalhes além da imagem: o número de entradas para outros aparelhos, a oferta de aplicativos, a conexão em rede (com e sem fio). Os fabricantes perceberam que têm mais chance de seduzir o comprador oferecendo um belo design e o máximo possível de funções que ampliem as possibilidades de uso do TV. Aliás, reproduzir imagens 3D também é uma dessas funções. Em breve, acredito que todos os TVs serão desse tipo.

Curiosamente, os TVs top de linha que a Panasonic apresentou aqui na IFA são os mesmos que comentei aqui ontem, e que já estão saindo no Brasil (destaque para o plasma de 65″).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *