O futuro dos TVs OLED

Manchete do jornal coreano Korea Herald: “Presidente da LG quer apressar o lançamento do TV OLED.” Sim, mr. Koo Bon-moo reuniu seus diretores e ordenou que o produto chegue ao mercado internacional o mais rápido possível. A data previamente agendada era o terceiro trimestre do ano, mas agora a promessa é de lançar ainda neste primeiro semestre. O primeiro modelo seria o já comentado 55EM9600 (foto), de 55 polegadas, que foi exibido na CES, em janeiro, e ganhou vários prêmios. Tem apenas 4mm de espessura e pesa 7,5kg, com custo estimado em 8 mil dólares no mercado americano. A LG do Brasil anunciou que irá lançá-lo aqui até o final do ano (vejam este vídeo).

“Temos que melhorar nossa competitividade em design e recursos, para que o consumidor instintivamente queira por as mãos em nossos produtos”, disse Bon-moo ao visitar, na última quarta-feira, o centro de pesquisas da empresa na cidade de Daejeon. Por que a pressa? A LG quer tomar a dianteira no campo em que, segundo todos os indicadores, irá ocorrer a grande disputa da indústria nos próximos anos. Ainda que seu maior concorrente, a Samsung, anuncie que adiou seus planos em relação ao OLED para 2013, parece que a LG não quer perder tempo. Bon-moo ainda pediu a sua equipe que acelere o desenvolvimento de painéis à base de plástico, que são mais leves, duráveis e têm custo mais baixo. Ele sabe que o domínio dessa nova tecnologia será crucial daqui por diante.

Mesmo sem produzir ainda TVs OLED, o faturamento da LG com essa tecnologia já é respeitável. A empresa compete com Sharp e Samsung no fornecimento de displays para a Apple, tanto do iPad quanto do iPhone e agora também, ao que se comenta, do TV que a empresa americana está preparando. Todos usam displays OLED. A receita com esse cliente muito especial é fantástica e tende a crescer mais ainda. Enquanto a Samsung põe o pé no freio (pelo menos oficialmente) e a Sharp luta contra sua difícil situação financeira, a LG está construindo mais uma fábrica para atender não apenas a Apple, mas outros fabricantes de tablets e smartphones. Essa unidade será capaz, inclusive, de produzir telas OLED flexíveis (como esta ao lado), que terão várias outras aplicações além de eletrônicos de consumo.

“Não devemos ter medo de adotar as novas tecnologias, ainda que sejam provenientes de outras empresas”, reforçou Bon-moo. “O importante é ganhar competitividade num ritmo cada vez mais rápido”.

7 comentarios para O futuro dos TVs OLED

  1. cesar 02/04/2012 at 8:02 pm #

    0rlando,acompanho notícias sobre as tvs de led á pelo menos 4 anos,no ínicio os tamanhos eram o grande problema,tanto que sony produziu uma com apenas 21¨,mas parece que isto já foi resolvido.quero saber com relação a vida útil,que era o principal entrave para uma produção industrial.já foi resolvido?

  2. Orlando Barrozo 03/04/2012 at 11:34 am #

    Olá Cesar, obrigado pela mensagem. De fato, essa questão da vida útil, que já comentamos aqui, é a maior preocupação dos fabricantes. Talvez seja isso que tenha levado a Samsung a adiar o lançamento para 2013. A LG diz que já resolveu, mas só vamos mesmo saber daqui a algum tempo, quando houve uma boa quantidade de aparelhos sendo usados, certo? Abs. orlando.

  3. Rubens Pires de Miranda 03/04/2012 at 11:46 am #

    Parece que não será economicamente viável adquirir uma tela dessas no início,pois os tvs tem seu preço multiplicado por,no mínimo,dois,quando lançado no Brasil.Então o custo dessa belezinha para nós,será,por baixo,R$30.000,00.Muito caro para uma tv 55″.

  4. Luis Santos 09/04/2012 at 11:32 am #

    Você disse:

    “A empresa compete com Sharp e Samsung no fornecimento de displays para a Apple, tanto do iPad quanto do iPhone e agora também, ao que se comenta, do TV que a empresa americana está preparando. Todos usam displays OLED.”

    Ué, não entendi…

    o iPhone e o iPad usam displays LCD-LED de painéis IPS, e não OLED (como o Galaxy SII).

  5. Orlando Barrozo 09/04/2012 at 3:01 pm #

    Olá Luis, é isso mesmo. A LG fornece vários tipos de displays para a Apple (e também para outros). Abs. Orlando

  6. Gustavo 09/04/2012 at 10:51 pm #

    Orlando nao é segredo que a apple esta com projeto para uma Tv nao muito distante e acho que sem querer o presidente da Lg escorregou e entregou que vai ser a Lg a produzir o painel das tvs da compania americana.Posso estar errado mas essa foi a impressäo que eu fiquei.

  7. Orlando Barrozo 10/04/2012 at 11:37 am #

    Olá Gustavo, bem observado. Também fiquei com essa sensação. Vamos aguardar. Abs e obrigado pela mensagem.

Deixe uma resposta