Nos próximos dias 7, 8 e 9 de agosto, teremos em São Paulo a terceira edição da Expo PredialTec, hoje o principal evento dedicado às tecnologias de automação residencial e predial no país. Além de uma exposição com cerca de 40 empresas, será realizado no mesmo local mais um Congresso HABITAR, promovido pela Aureside, desta vez incluindo palestrantes estrangeiros.

Com certeza haverá muita coisa para ver e discutir. O segmento cresce rápido no Brasil, mais rápido que a maior parte dos outros setores, embora isso seja pouco visível para quem está de fora. Observando a planta do evento, encontramos diversas empresas que não participaram nos anos anteriores – ou porque ainda não haviam descoberto o nicho, ou porque surgiram apenas há meses, na esteira do interesse cada vez maior que a tecnologia desperta em arquitetos e construtores. Você provavelmente ainda não ouviu falar de nomes como Iluflex, Biltech, Controllar, Facsom, Munddo, S-Bus e AMCP, que estarão no evento disputando espaço com Crestron, Schneider, NeoControl, Z-Wave, BTicino e outras mais conhecidas. Todas estarão presentes.

Conversei recentemente com Ronald Zimmer, presidente da CABA (Continental Automated Buildings Association), entidade que representa construtores e integradores dos EUA, um dos convidados para o Congresso HABITAR deste ano. Ele esteve em São Paulo para participar de um evento ligado à área de segurança predial e confessou ter ficado surpreso com o estágio do mercado brasileiro. “Vocês têm que aproveitar este momento”, me disse Zimmer. “O Brasil tem uma economia robusta e, ao contrário dos EUA, não enfrenta problemas de desemprego e falta de investimento no setor de habitação. Com a Copa do Mundo e a Olimpíada, certamente muito dinheiro continuará sendo injetado no mercado”.

Não deixa de ser curioso o contraste. Em certas cidades americanas, há anos que não se constroi uma única casa ou edifício. Nas metrópoles brasileiras, e mesmo em cidades nem tão grandes assim, o que mais se vê são prédios residenciais, incluindo arranha-céus que ficam até deslocados na paisagem. E, quando se trata de construções de alto padrão, a tecnologia passou a ser um item essencial, principalmente se adotada ainda na fase de projeto. Entre outras vantagens, barateia a construção e facilita a vida do futuro morador, que ao entrar no imóvel encontrará toda a infraestrutura pronta para instalar o que quiser.

Enfim, a Expo PredialTec acontece num momento mais do que apropriado. Estaremos lá para acompanhar.

1 thought on “Automação, cada vez mais

  1. Existe uma cultura de que a automação residencial foi feita apenas para um público seleto. A Neocontrol possui o Module para uma automação robusta e completa e a Linha Host que por um preço acessível oferece sustentabilidade, segurança e bem estar, um direito de todos e um dever da automação”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *