MoCAA Samsung pode ser a primeira fabricante a lançar no mercado internacional um TV com conector MoCA (Multimedia over Coax Alliance). Trata-se de mais uma alternativa desenvolvida pela indústria eletrônica para compatibilizar aparelhos e aplicações distintas. Rob Gelphman, vice-presidente de marketing do consórcio que domina esse padrão, esteve em São Paulo na semana passada para visitar a ABTA 2013, onde fez demonstrações a técnicos de operadoras de telecom e provedores de internet. Foi ele quem me falou da Samsung (a empresa não confirma).

“O usuário não vai mais precisar se preocupar com ligações: será tudo plug-and-play”, diz Gelphman, empolgado. Segundo ele, já existem cerca de 120 produtos à venda que utilizam o padrão MoCA. A maior vantagem está em poder utilizar a rede já existente na casa, feita de cabos coaxiais, para passar até mesmo sinal de vídeo HD. Conteúdos baixados da internet, por exemplo, podem trafegar tranquilamente através desses conectores, acoplados a tomadas de parede. “O sinal circula em frequência altíssima, evitando interferências e otimizando a rede de banda larga”, explica Gelphman.

Será? Da lista de produtos exibida no site do consórcio MoCA, constam marcas como Samsung, D-Link, Motorola, Intel, Cisco, Linksys, Alcatel e outras. Gelphman me prometeu enviar um conector para teste.

1 thought on “Mais um consórcio, mais um cabo

  1. Puxa, se for só pegar um cabo coaxial atual de TV e trocar o conector será fantástico! Isso sim será uma revolução.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *