Está combinado: TVs, players Blu-ray e projetores 4K top de linha que forem lançados este ano poderão exibir o selo “Premium”, conforme comentamos aqui recentemente. Seria uma espécie de “certificado de qualidade” fornecido pelo consórcio UHD Alliance, formado pela maior parte dos fabricantes, estúdios de cinema, empresas de software e provedores de conteúdo online. A intenção é deixar claros para o consumidor os benefícios do padrão 4K (UHD), que vão além da resolução de imagem.

Sony4KHDRlogo

 

A criação do selo se baseia numa série de especificações que a entidade definiu para  identificar os produtos mais avançados (detalhes neste artigo). Uma ótima ideia, só que, mais uma vez, a indústria eletrônica se perde nas justificativas. Nesta segunda-feira, a Sony anunciou que não irá utilizar o tal selo, embora seus TVs 4K, apresentados num evento em Nova York, estejam entre os mais badalados da atual safra. Em vez disso, a empresa pretende usar o selo ao lado. O problema é que nem todos os TVs Sony seguem as especificações da Alliance; se todos usarem esse selo, como saber quais são top de linha? Nem a própria Sony tem a resposta.

Para amplificar a polêmica, outro fabricante importante – a Vizio, que é de origem chinesa mas tem sede nos EUA – comunicou que não concorda com os critérios da Alliance. A marca é hoje uma das mais vendidas do mercado americano e, portanto, sua posição não pode ser subestimada. Por trás de tudo, há ainda uma disputa por royalties: a Vizio, assim como Philips e LG, pagam a licença do software Dolby Vision; e a Dolby, nos bastidores, tem interesse em desestabilizar a Alliance, que defende o padrão concorrente HDR.

Nem os roteiristas de Hollywood conseguiram imaginar um roteiro mais confuso.

1 thought on “TVs 4K: um “selo” de qualidade?

  1. Vi que já existe a venda a tv LG OLED 4K 65 polegadas,o que me encantou.

    Já tem previsão para teste dela na HT?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *