A marca americana Vizio, cujos produtos são inteiramente fabricados na China, é a primeira a lançar TVs com o logotipo “Dolby Vision”. Essa é a versão da Dolby para a tecnologia HDR (High Dynamic Range), desenvolvida para proporcionar mais contraste e maior intensidade na reprodução das cores. Como explicado aqui meses atrás, ainda há indefinições sobre o uso da codificação HDR, embora Samsung e LG, por exemplo, já tenham anunciado TVs com esse recurso. Enquanto isso, a Dolby se antecipou com a patente Dolby Vision, demonstrada no estande da Vizio, semana passada, na CEDIA Expo, em Dallas.

Basicamente, funciona sob o mesmo princípio: um algoritmo atua sobre o sinal de vídeo, ampliando a faixa dinâmica, o que resulta em mais contraste e maior profundidade de cores. A Vizio está lançando dois modelos – na verdade, um de 65″, para os mortais (preço sugerido: US$ 5.999 no mercado americano), e outro para milionários (120″, a US$ 129.999). São também os primeiros TVs com comunicação Wi-Fi a/c, bem mais rápida que a geração atual (Wi-Fi n). Os painéis, do tipo QD (Quantum Dot), são fornecidos pela Nanosys/3M.

A Dolby também anunciou na CEDIA que fechou acordo com a Warner para lançar uma série de filmes codificados em Dolby Vision, para serem baixados pela internet, como Homem de Aço, Júpiter e Mad Max; e que o mesmo deverá acontecer em breve com a Netflix.

2 thoughts on “Saem os primeiros TVs com Dolby Vision

  1. É… Parece que vale a pena esperar pelos televisores com 4K HDR (High Dynamic Range), ja que nao existe mesmo muito conteudo em 4K ainda…

  2. Ha tem TV oled 4k com HDR, o televisor da LG modelo 55 AG 9200 têm HDR. Pelo menos e o quê esta nas especificações técnica do televisor no site da LG. E espero quê tenha mesmo porquê acabei de comprar um.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *