Futebol europeu, em 4K e realidade virtual

20 de maio de 2017

As duas partidas finais do futebol europeu este ano serão as primeiras experiências  de transmissão ao vivo em 4K pela internet, com áudio Dolby Atmos e também com a opção VR (realidade virtual). O anúncio foi feito esta semana pela rede britânica BT, após acordo com a UEFA. A emissora detém os direitos tanto da Champions League quanto da Europa League, e promete caprichar em ambos os eventos.

A primeira decisão acontece na próxima quarta-feira (24/05), em Estocolmo, entre o inglês Manchester United e o holandês Ajax, decidindo a Europa League. No sábado 3 de junho, em Cardiff (País de Gales), Real Madrid e Juventus lutam pelo título de clubes mais importante do futebol mundial, a UEFA Champions League. Os dois jogos poderão ser assistidos de graça no YouTube, no site btsport.com, no app da emissora e – para quem reside na Europa – nos canais BT Sport. No Brasil, quem transmite em rede aberta – mas não em 4K – é a Globo, e na TV fechada o privilégio é da ESPN (no caso da Europa League) e do EI+ (para a Champions). Haverá ainda uma transmissão especial da Globo para salas de cinema.

Quem tiver um TV 4K poderá apreciar as imagens em UHD no YouTube, mas os só os europeus terão o privilégio de também ouvir o som do estádio codificado em Dolby Atmos, com os ruídos das torcidas passeando por suas salas (claro, aqueles que possuem receiver e caixas acústicas compatíveis). Será ainda a primeira vez que um evento ao vivo poderá ser visto pelo público em 360°. Isso já aconteceu na Olimpíada do Rio, mas somente em transmissões fechadas. A BT diz ter desenvolvido um aplicativo em que o telespectador, munido de um óculos VR, pode selecionar narração e gráficos especiais sobre a imagem, além de ângulos variados de câmera no estádio.

Deixe uma resposta