Pesquisa divulgada na CEDIA, que aconteceu esta semana nos EUA, revela um aspecto interessante do atual mercado de eletrônicos: cresce fortemente a demanda por música de alta resolução (HiRes). Segundo o NPD Group, no primeiro semestre deste ano as vendas de aparelhos desse tipo aumentaram 77% nos EUA; na pesquisa por unidades vendidas, o salto foi ainda maior: 118%.

A pesquisa classifica como HiRes as seguintes categorias: soundbars, fones de ouvido estéreo, players digitais (que acessam a internet), caixas acústicas sem fio, amplificadores e receivers capazes de reproduzir arquivos em alta resolução. Entre todos, o item que mais cresceu no período foi o dos fones estéreo, com vendas 64% mais altas que no primeiro semestre de 2016. Isso tem uma explicação: a quantidade de fones colocados no mercado subiu 127%, e os preços médios caíram 14%. Mesmo assim, ainda são produtos quatro vezes mais caros que os fones comuns.

Receivers e amplificadores representam a maior fatia (58%) do mercado HiRes, seguidos pelas soundbars com 24%. São os itens de maior valor unitário, destacando-se as marcas Yamaha, Denon, Onkyo, Marantz e Sony, nessa ordem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *