Curved_OLED-TV_4
A notícia que demos aqui na semana passada sobre o possível lançamento de um TV de tela curva no mercado internacional acaba de ser confirmada. A LG anunciou nesta segunda-feira, em Seul, que o aparelho (mod. 55EA9800, de 55 polegadas) começa a ser entregue a lojas na Coreia em junho, ao preço sugerido de 15 milhões de wons, que ao câmbio de hoje equivalem a cerca de US$ 13.500. Certamente, a decisão é resultado das “sondagens” que a empresa fez durante a CES, em janeiro (vejam aqui o vídeo que nossa equipe produziu lá) e também na ISE (Integrated Systems Europe), exposição de displays profissionais realizada na Holanda em fevereiro.

Percebi que alguns leitores questionaram o conceito de tela curva, mas recomendo calma antes de ver o produto funcionando. Evidentemente, cabe a cada um decidir se vale a pena pagar mais caro por uma inovação como essa (e tantas outras). A mesma LG está anunciando o lançamento mundial, em maio, do seu primeiro TV OLED, de tela plana e de igual tamanho, por algo em torno de US$ 10 mil. Ou seja, o acréscimo aí seria de 30% (os preços para o mercado brasileiro ainda não foram confirmados). Esse produto, aliás, já está à venda na Coreia desde fevereiro, e por enquanto só alguns privilegiados encomendaram, o que é natural.

Com espessura de apenas 4,3mm e pesando 17kg, o modelo EA9800 – assim como seu “primo” de tela plana – utiliza uma solução exclusiva da LG, o painel interno WRGB (que alguns especialistas estão chamando de “OLED branco”). Cada pixel é dividido em quatro subpixels, e não três como nos TVs apresentados por outros fabricantes: acrescentaram um processamento em separado da cor branca, simultâneo aos de verde, vermelho e azul, e um circuito independente que, segundo a LG, deixa as cores mais naturais e vibrantes (!).

imaxA questão da tela arredondada, além do apelo visual, tem uma explicação técnica. Quando se está de frente para uma tela grande, os olhos obrigatoriamente ficam mais próximos de um determinado ponto do display. Exemplo: se você se coloca numa posição centralizada da sala, fatalmente irá enxergar com maior precisão a área central da tela; se fica mais à direita, terá maior nitidez nas imagens do lado direito, e assim por diante. Quanto maior o tamanho da tela, mais perceptível será esse fenômeno. Com a superfície curva, elimina-se (ou tenta-se eliminar) esse problema, aumentando a equidistância, ou seja, independente de onde você esteja seus olhos irão perceber a mesma nitidez em toda a superfície da tela. É o que a LG está chamando de “efeito IMAX”, referência às telas de cinema 3D (foto acima)

Curved_vs_FlatClaro, isso é teoria físico-geométrica; vejam no desenho como enxergamos a imagem projetada numa tela plana (em cima) e numa tela rucva (em baixo). Precisamos agora ver na prática. Confesso que estou ansioso para isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *