redray-1Recentemente, a Sony exibiu nos EUA um media player com resolução 4K (leiam os detalhes aqui), com preço estimado de US$ 700, mas ainda sem previsão de lançamento comercial. O detalhe é que os filmes – dez, no total – já viriam gravados na memória interna do aparelho. Portanto, não haveria discos 4K. Lembrei dessa notícia na semana passada, ao conversar com Neil Wilson, da NAD, que esteve em Joinville para o evento de 30 anos da distribuidora Som Maior. Ele garantiu que a empresa canadense não tem nenhum plano de lançar players Blu-ray, preferindo se concentrar em aperfeiçoar seus CD e DVD players; em paralelo, desenvolve uma linha de servidores e media players de alta performance, alguns já disponíveis no Brasil.

Tudo isso bate com esta outra notícia, divulgada ontem no site Display Central: já está à venda, sob encomenda, o primeiro player realmente 4K, compatível com sinal de vídeo 3D e com todos os formatos de processamento de áudio existentes, inclusive para 7.1 canais. O projeto RedRay (foto) é da californiana RED, e a lista de recursos realmente impressiona. Confiram:

— Disco rígido de 1 Terabyte, comportando até 100 horas de conteúdos 4K

— Conexão via HDMI, USB, LAN ou E-SATA, além de entrada para cartão de memória SD

— Compatibilidade com redes Wi-Fi

— Gravação e reprodução nos dois formatos de Ultra-HD: 4.096 x 2.160 (usado em cinema) e 3.840 x 2.160 (para uso doméstico)

— Upconversion de sinais 1080p para UHD

— Protocolo DRM para seleção de conteúdo transmitido, permitindo que o aparelho seja usado em serviços de video-on-demand

Conclusão óbvia: dificilmente teremos algum dia discos Blu-ray gravados com conteúdo 4K. Não será necessário: tudo virá pela rede. Mas esse assunto ainda vai ser muito discutido.

Em tempo: preço sugerido do RedRay, US$ 1.750.

3 thoughts on “O primeiro player 4K 3D

  1. Não entendo:se no HD 1Tb cabem até 100 h de conteúdo UHD,cada hora são cerca de 10Gb por hora de conteúdo.

    Num blu-ray cabem 50Gb.Então um filme de 2 horas,caberia tranquilo num BD.Porquê não deverá existir BD 4K?

    Se depender de VOD para 4K,com as velocidades de banda larga que temos,não sei,não…

  2. É isso mesmo, Rubens. O problema é que fabricar discos está ficando cada vez menos rentável. Parece que será mais fácil melhorar as redes e enviar os arquivos pela internet. Abs. Orlando.

  3. Caro Rubens, acho que você se equivocou um pouco: 1 TB=1024 GB, ou seja: na realidade, 2 horas de filme, ocuparia mem média 100 GB, ou seja, 50 GB por hora de conteúdo e não apenas 10 GB, o que totalizaria 20 GB em 2 horas de conteúdo. Portanto, os números não estão errados. Um conteúdo de 2 horas em UHD ocuparia em média 100 GB, portanto, 1 HD de 1 TB, comportaria no total 10 filmes completos, sendo eles supostamente de 2 horas cada. Mas é claro que existem filmes de maior ou menor duração, o que poderia fazê-los ocupar tanto mais, quanto menos que 100 GB cada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *