disneyNo clima de “atirando para todos os lados” em que se transformou a indústria de entretenimento digital, a Disney anunciou esta semana uma iniciativa inédita: vai dar discos Blu-ray e DVD com seus filmes de presente aos consumidores que comprarem as versões eletrônicas. A partir do próximo dia 11, e por enquanto somente nos EUA, quem quiser pode adquirir filmes do estúdio em arquivos digitais, para ver no computador, tablet etc., ganhando o direito de receber em casa as respectivas cópias em disco.

Pode parecer incoerente, mas foi a forma que a empresa encontrou de não perder dinheiro (ou perder menos) diante da avalanche de conteúdos online disponíveis para o consumidor. Uma vantagem é que a Disney havia adotado a prática de incluir arquivos digitais nos próprios discos, dando ao usuário a opção de assisti-lo no computador ou pelo modo convencional (num player); agora, irá economizar esse processo, que tem seu custo. Mas o principal é atingir, com o mesmo produto, os dois tipos de público: o digital e o convencional.

Segundo um portavoz da Disney, o serviço – chamado DCP (Digital Copy Plus) – estará disponível em todas as plataformas: iTunes, Amazon Instant, Android etc. E é um passo além do formato UV (UltraViolet), criado em Hollywood para inibir cópias ilegais. Warner, Sony, Fox, Universal, Paramount e outros grandes estúdios atualmente oferecem seus títulos em disco com o código UV, que permite ao comprador assisti-lo também pela internet; em alguns casos, autoriza-se ainda o download. Mas a maioria dos usuários parece não ter aprovado essa fórmula.

Agora, com o DCP da Disney, Hollywood entrega mais um dedo de sua mão ao consumidor digital. Parece mesmo um ato de desespero, de quem não enxerga a maldita luz no fim do túnel digital.

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