AMOLED-production-at-Samsung-img_assist-350x232Comentamos na semana passada sobre os lançamentos da Samsung e da LG na Coreia (TVs de tela curva, com painéis orgânicos OLED). Agora, vamos atualizar alguns números sobre as perspectivas (na verdade, estimativas) da indústria para esse nicho de mercado. A pedido dos fabricantes, várias empresas de pesquisa e consultoria têm se dedicado ao estudo do tema, com vistas ao que a maioria acredita será a tecnologia dominante ao final desta década. E há alguns dados interessantes.

Primeiro, é preciso lembrar que produzir e distribuir painéis OLED ainda é um desafio. Os níveis de yield (índice de perda durante o processo de fabricação) são considerados altos para viabilizar a produção em alta escala. Isso faz subir os custos industriais e, portanto, não se consegue atingir preços competitivos. Nenhum grande fabricante irá aderir se não puder produzir em altas quantidades. Mais ainda: não basta que os TVs OLED sejam sucesso apenas em um país; é necessária uma escala global de distribuição, cobrindo pelo menos as três regiões-chave para a indústria: América do Norte, Europa Ocidental e Japão/Austrália. Também por serem aparelhos delicados, os painéis implicam em enormes precauções quanto ao transporte, logística de entregas etc. A América Latina com certeza deixa de ser prioridade, devido à precariedade de sua infraestrutura.

A consultoria DisplaySearch, por exemplo, calculou o custo de produção de cada painel OLED. No caso de um 55 polegadas, o valor seria de US$ 2.454 no primeiro trimestre de 2013; isso significa, em média, sete vezes o custo de um painel LCD convencional. A estimativa é de que um ano depois, ou seja, início de 2014, aquele valor caia para cerca de US$ 1.500. Nessas cifras, não estão considerados os custos operacionais e de distribuição, muito menos as margens de lucro que cada fabricante aplica a seus produtos, menos ainda as margens dos varejistas.

Vejam que a queda, em um ano, seria de quase 40%. A expectativa é de que quando o custo industrial chegar à faixa de 600 ou 700 dólares, aí sim, OLED será uma tecnologia pronta para o mercado. Quanto aos preços finais, não há como prever. Não há como estimar, por exemplo o peso dos impostos na conta – e o Brasil, como sabemos, é uma péssima referência nesse aspecto.

8 thoughts on “O potencial da tecnologia OLED

  1. Gostaria de saber qual será o preço da TV oled. Será compatível com as TVs de led?

  2. Olá Edison, pelo menos uns 30 ou 40% mais caro. Mais detalhes aqui mesmo no blog: digite no campo de busca a palavra “OLED”. Abs. Orlando

  3. Olá Orlando .

    É um enorme prazer novamente estar participando do blog e lendo suas matérias que nos deixam muito bem informados quando o assunto é tecnologia .
    Sabemos que a tecnologia OLED – tv- é o futuro ,mas pelo menos ainda no que deu pra perçeber é cedo em pensar na compra de um televisor ( no meu caso de 65 polegadas) da ” incerteza ” do produto e tambem pelo preço e então entendo que nao seria um mal investimento em adquirir o tv PLASMA PANASONIC ZT60 , de 65 polegadas ( lançada este ano na CES ) e eleita a melhor em qualidade de imagem , juntamente com a Oled da Lg.
    Mas meu amigo Orlando fica uma duivida e gostaria da colocação do Senhor ; mesmo nao sendo em 4k a ZT60 , e vem ai a ULTRA HD, nao estaria eu em desvangatem , neste caso ?
    Um forte abraço e saudações .
    JOSÉ CARLOS

  4. Olá José Carlos, de fato o plasma ZT60 vem ganhando todos os prêmios de melhor TV este ano. Mas a Panasonic do Brasil ainda não confirmou seu lançamento aqui. É um excelente aparelho, mas não se compara a um 4K nativo, porque são resoluções diferentes: 3.840 x 2.160 contra 1.920 x 1.080 pixels. Se você tem disponibilidade para pagar a diferença de preço, sem dúvida um 4K oferece melhor imagem. Abs. Orlando

  5. Olá Senhor Orlando Barrozo .

    Muito obrigado pela resposta e parabens por todo o conhecimento em tecnologia .Todos nos que curtimos as novidades -lançamentos – e a evolução tecnológica sempre temos nas nossas duvidas e contamos com o apoio de profissionais como o amigo ai e demais da equipe .
    Abraço a todos .

  6. PAINÉIS DE TV OLED NÃO SÃO DURÁVEIS!
    Tal tecnologia orgânica apresenta perdas prematuras de desempenho, caindo o nível de qualidade das imagens em muito menos de 20.000 horas de uso.
    Tv é LCD mesmo.

  7. De fato os painéis de OLED são mais sensíveis, mas estão sendo desenvolvidas tecnologias que aumentam a durabilidade do material. Isto ocorre primeiro porque o eletrodo do display é sensível a umidade, por isto precisa ser muito bem isolado, também existem sistemas para capturar moléculas de água que eventualmente forem difundidas no dispositivo. Segundo porque o próprio material orgânico pode se oxidar com o tempo (o que, da mesma forma, o isolamento ajuda a prevenir). Os materiais já se desenvolveram muito nos últimos 10, 20 anos. O LCD precisou igualmente de muitos anos de desenvolvimento para chegar ao que é hoje e não convém à indústria se desfazer da tecnologia de uma hora para outra (mudar parâmetros em uma linha de produção é dispondioso, montar uma nova – para OLED – ainda mais). Já vi estudos mostrando que painéis de iluminação de OLED podem ter uma vida útil de pelo menos 5 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *