PTT: Ponto de Troca de Tráfego. Já tinha ouvido falar? Nem eu. É a sigla que identifica o sistema de conexão entre as redes de internet no Brasil. O CGI (Comitê Gestor da Internet), órgão que dita as regras no setor, criou o PTTMetro, projeto que visa ordenar as redes e seus acessos, especialmente nas regiões metropolitanas, onde a demanda é maior. Pois é justamente nesses locais que reside a grande ameaça conforme se aproxima a Copa do Mundo: a rede não aguenta!

A denúncia foi feita ao site Convergência Digital por Eduardo Reis, responsável pelo PTT no Rio de Janeiro, cidade onde, diz ele, a situação é mais grave. Com o aumento de demanda esperado para o evento, existe sim o sério risco de que as conexões não suportem, prejudicando os usuários (pessoas físicas e jurídicas). Segundo Reis, o sistema de PTTs é o que permite, por exemplo, que uma conexão de internet entre dois usuários que estão em Manaus seja realizada com rapidez; não fosse essa estrutura, a conexão teria que ser feita com outra praça (ex: Manaus-RJ-Manaus), resultando em mais demora e custo mais alto.

Bem, este é apenas um dos problemas – e nem sei se o mais grave. Bem ao oposto do que vem dizendo o governo desde 2007 (leiam esta entrevista do então ministro de Ciência e Tecnologia, Aloysio Mercadante, concedida em 2011), o que estamos vendo é um amontoado de incompetências e irresponsabilidades. Nem vou falar da preocupação com aeroportos, transporte e segurança (vejam o que diz este especialista). Limito-me à questão da tecnologia.

Diz o TCU (Tribunal de Contas da União) que apenas 11% do valor referente às licitações da Anatel para os estádios e demais instalações da Copa foram contratados. O site Jogos Limpos, criado pelo Instituto Ethos para acompanhar o tema, não se cansa de denunciar as falhas de planejamento e execução dos projetos. Operadoras de telecom, cuja tarefa é instalar as redes e fazê-las funcionar nos momentos de maior demanda, já parecem entregar os pontos.

E, no entanto, quem lê o Portal da Copa, mantido pelo governo federal para supostamente prestar contas sobre o evento, pode até achar que tudo está na santa paz. Nem dá pra imaginar na Copa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *