money.jpgDemorou, mas a crise do setor imobiliário nos EUA chegou também ao mercado de consumo. Redes varejistas contabilizam perdas seguidas, diz uma pesquisa da empresa especializada ChangeWave, divulgada na semana passada. Apenas 19% dos 4.427 consumidores ouvidos disseram que pretendem gastar mais em aparelhos eletrônicos nos próximo três meses, em comparação com o que gastaram no trimestre encerrado em fevereiro.

Péssimo sinal, mas nada surpreendente. O fenômeno está afetando, sem exceção, todas as grandes redes, tanto as chamadas mass-merchants, como Wal-Mart (queda de 12% nas vendas) e Costco (23%), quanto especializadas como Best Buy (45%) e Circuit City (14%). Inclui ainda a loja da grife Apple (6%) e as lojas virtuais Amazon (16%) e Ebay (7%).

Os produtos que mais devem sofrer nos próximos meses, dizem os analistas da ChangeWave, são TVs LCD (queda prevista de 10%), celulares (8%) e câmeras digitais (7%). Exceções? Sim: o videogame Nintendo Wii, os navegadores GPS e e os players Blu-ray. Boa parte dos entrevistados disse que pretende comprar pelo menos um desse três itens, apesar da crise.

huge_decline_in_us_consumer_electronics_spending_1.gifMesmo assim, é pouco diante do tamanho da crise (veja o quadro). O governo acena com redução de impostos para estimular o consumo, mas a pesquisa avaliou que a maioria das pessoas pretende usar esse incentivo para pagar dívidas (33%), aplicações financeiras (28%) ou simplesmente poupança (21%).

Quem diria? O povo mais consumista do mundo está revendo seus conceitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *