A Panasonic saiu na frente, entre os grandes fabricantes, na corrida por um dos mercados mais promissores dos próximos anos: o chamado PLC (Power Line Communication), que está chegando ao Brasil. Na semana passada, a Anatel abriu consulta pública a respeito, e podemos esperar mais uma grande disputa.

A empresa trouxe do Japão dois executivos para acompanhar de perto os testes que estão sendo feitos na cidade maranhense de Barreirinhas. Ali, a prefeitura e mais um grupo de empresas interessadas nesse mercado se associaram para criar uma espécie de projeto-piloto de distribuição de internet via rede elétrica. O PLC permite exatamente isso: trafegar dados, áudio e vídeo pelos fios elétricos de uma cidade, levando tudo isso às casas dos usuários. Segundo a Panasonic, dos 58 milhões de residências existentes no Brasil, cerca de 20 milhões ainda não têm telefone fixo; no entanto, 99% possuem rede elétrica. Com o PLC, essas pessoas poderão ter acesso à telefonia (inclusive em banda larga) sem precisar passar novos cabos.

A Panasonic, assim como outros fabricantes, produz o modem (foto) que faz a conversão do sinal transmitido dessa forma. O Japão, aliás, é um dos países mais adiantados na implantação do PLC, cuja mais recente novidade é o HD-PLC, que vem a ser a transmissão de sinal de alta definição pela rede elétrica. No Brasil, sabe-se que a AES Eletropaulo, maior distribuidora de energia do País, já tem planos para oferecer esse serviço. Mas tudo ainda depende da regulamentação da Anatel, um processo que ainda pode demorar anos.

Para quem quiser ir mais fundo no assunto, já existe a HD-PLC Alliance, consórcio de empresas de vários países que define normas sobre essa tecnologia. Também é interessante este vídeo que está no YouTube.

1 thought on “HD pela rede elétrica

  1. Das cinco notícias mais lidas da edição online da Revista Home Theater (http://revistahometheater.uol.com.br)deste mês, três, ou seja 60%, se referem a PLC.Isso indica que o consumidor brasileiro está muito interessado na nova tecnologia.
    Espero que esse indicador seja um incentivo aos fabricantes, empresas de transmissão, ISPs e orgãos reguladores para apressar o lançamento do sistema em nosso país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *