Você provavelmente não conhece o homem da foto. Eu também não conhecia, até ontem, quando li o que ele disse num evento na Faculdade de Direito de Harvard. Ele chama-se Jimmy Wales e acaba de decretar a falência da rede Wikipedia, a enciclopédia eletrônica mais usada do mundo. Detalhe: Wales foi o fundador da Wikipedia.
“Com o tempo, as pessoas vão destruir o Wikipedia, como fazem com tudo na internet”, sentenciou o homem, para espanto de seus ouvintes. Wales chegou a fazer uma interessante analogia. A Wikipedia hoje seria como se os clientes de um restaurante recebessem facas e garfos para cortar seus bifes, e aos poucos começassem a se esfaquear uns aos outros. O dono do restaurante não teria como controlá-los. É, segundo ele, o que acontece quando se permite que qualquer pessoa entre no site e acrescente o que quiser, a qualquer momento, sobre qualquer assunto.
Uma grande idéia, estragada pelo espírito destrutivo da raça humana.
Bem, claro que Wales não prega o fim de sua fonte de lucro e fama. Ele se refere à forma como alguns usuários tentam manipular a Wikipedia. E defende que os grupos de interesse dentro da “comunidade” exerçam controle sobre esses visitantes indesejados. Segundo Wales, os moderadores do site criaram uma série de regras que precisam ser seguidas – “caso contrário, só chamando a polícia”.
Eu, que há tempos deixei de acreditar na Wikipedia, acho que nem a polícia resolveria.