Comentei aqui outro dia sobre um novo computador, especialmente desenhado para pessoas da terceira idade. Pois vejam esta notícia, que li no site do USA Today: a Nintendo está instalando videogames Wii em asilos e clínicas de repouso, nos EUA, cujos hóspedes ganharam um novo e agradável passatempo.

Quem nunca teve um amigo ou parente em idade avançada ou com necessidades especiais talvez tenha dificuldade de imaginar a importância desse tipo de atividade. Pessoas nessas condições muitas vezes (talvez na maior parte do tempo) sentem-se isoladas, impotentes, deprimidas – sentimentos que com o passar dos anos vão se tornando mais e mais incontroláveis. Qualquer atividade lúdica ou interativa pode então significar a diferença entre a proximidade da morte e o renascer da vida.

nintendo3.bmpO Wii é um videogame diferente dos convencionais, porque exige movimentos com o corpo, principalmente braços, e não apenas com os dedos. Tem enorme potencial interativo. Foi a grande sacada da Nintendo, sem dúvida uma das empresas mais criativas da atualidade. Segundo a reportagem, numa das comunidades onde o Wii foi instalado a diversão atraiu até mesmo pessoas em cadeiras de rodas que não se sentiam capazes de jogar. Em outras, os próprios hóspedes estão organizando torneios de boliche, golfe e beisebol com o videogame. E já há estudos, como no Centro Médico da Geórgia, sobre o uso do jogo em pacientes com Mal de Parkinson.

Nos EUA, existe um Center for Aging Services Technologies (CAST), espécie de laboratório dedicado a estudar tecnologias que ajudem as pessoas de idade a viver melhor. Vejam neste vídeo um pouco do que eles fazem por lá. Segundo os especialistas, são inúmeras as formas de utilizar a tecnologia com essa finalidade. “Estamos entrando numa nova era das terapias ocupacionais”, diz Hector Romero, do Centro Médico do Exército, em Maryland.

Abençoados sejam esses joysticks!

1 thought on “Benditos joysticks!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *