Vale a pena dar uma olhada neste vídeo (que, por sinal, está disponível no YouTube). É uma pequena, mas muito bem feita, produção da CEA (Consumer Electronics Association) para explicar aos usuários leigos o que significa a implantação da TV de Alta Definição nos EUA. Bem diferente da campanha que as emissoras fizeram no Brasil, no final de 2007, quando as transmissões começaram aqui, e que mais confundiu do que explicou.
Como se sabe, a transição analógico-digital nos EUA tem data marcada para terminar: 17 de fevereiro de 2009. E vai acabar mesmo, porque lá as emissoras têm pouca influência sobre esse tipo de decisão (que, ao contrário daqui, é técnica, não política). A emissora que naquela data não estiver em condições de transmitir APENAS sinal digital será simplesmente tirada do ar. E o consumidor que não tiver em casa um conversor digital (ou um TV com conversor embutido) vai ficar sem ver TV.
Bem, o vídeo é praticamente completo. Explica tudo em minúcias, da resolução aos tipos de conectores que devem ser usados. E é apenas uma das inúmeras ações que as autoridades americanas estão tomando, em conjunto com emissoras e fabricantes, para orientar o público sobre a mudança. Também ao contrário do Brasil, lá eles estão sim preocupados se você vai gastar 500 ou 1.000 reais para adquirir um produto que pode não funcionar direito.
E lá, ao contrário daqui, não tem nenhum ministro querendo ganhar votos à custa da boa-fé do consumidor.
Para quem quiser comparar, este é o site da TV Digital brasileira. Este é o dos ingleses. E este o dos americanos.
1 thought on “A caminho da transição”