Comentei aqui meses atrás sobre a decisão da JVC de encerrar a produção de videocassetes. Uma morte anunciada, sem dúvida, mas que ainda assim causou comoção entre usuários, digamos, mais veteranos. Agora, leio notícia semelhante: a Pioneer, única empresa que ainda mantém em linha aparelhos de laserdisc, anunciou que também está parando com essa brincadeira.
O pessoal do site japonês Akihabara News deu a notícia festejando, na linha do “já vai tarde”. Tudo bem, ninguém em sã consciência compraria hoje um LD player, formato que, ao contrário do LP, por exemplo, está morto e enterrado. Mas a Pioneer ainda produz três modelos, sendo um deles (DVL-919) do tipo combo, com drives de CD e DVD acoplados. É vendido no site da empresa por US$ 999. Mas só até acabarem os estoques atuais. Diz o site que, entre 1981 e 2002, a Pioneer vendeu 3 milhões de aparelhos desse tipo. Seus maiores concorrentes, por um bom tempo, eram Philips, RCA e Panasonic, que chegaram a travar uma “guerra de formatos” típica da indústria eletrônica.
Bem, nossos pêsames aos proprietários de um LD, que para alguns nunca deveria deixar de ser produzido – e, para outros, nunca deveria ter sido lançado.
Para consolo, vai aqui um link precioso sobre o assunto.