Institutos de pesquisa internacionais vêm divulgando “estudos” sobre as principais tendências do mercado de tecnologia para este ano. Já disse aqui que não levo muito a sério esse tipo de pesquisa, mas é fato que algumas tendências são perfeitamente identificáveis.
Conversando com o pessoal do varejo, é fácil perceber que eles apostam nas soluções móveis e compactas como o grande trunfo de vendas em 2009. Aparelhos como smartphones 3G (com receptor 1-seg para sinal de TV Digital), mini-notebooks e dispositivos de memória flash sem dúvida serão cada vez mais procurados. São produtos que reúnem os três requisitos a meu ver mais valorizados pelo usuário de hoje:
*Tamanho pequeno – É o que todo mundo quer, para poder carregar consigo onde for mais conveniente.
*Conectividade – Da mesma forma, todas as pessoas buscam se comunicar em qualquer lugar e a qualquer hora.
*Simplicidade – Poder ligar e operar sem complicações é outro anseio de 10 entre 10 consumidores.
A propósito, o site americano Cellular News traz uma análise sobre o futuro do mercado de sistemas móveis que confirma tudo isso e muito mais. Ou seja, não estou falando nenhuma novidade. O problema, no Brasil, é saber como essas inovações irão chegar ao consumidor por um preço acessível. E quando nossa infraestrutura de conexões estará preparada para dar conta dessa demanda. Só Deus sabe.