Pelo menos uma emissora de TV brasileira assume publicamente que pretende fazer multiprogramação: a Abril TV, dona da MTV e dos canais experimentais FizTV e Ideal (na verdade, a TV Cultura/SP já anunciou isso, mas até agora está somente nos planos). Leio no site TelaViva que a Abril está usando seu canal de UHF para transmitir a programação do Ideal, uma experiência para no futuro, quem sabe, gerar vários programas pelo mesmo canal digital.

Seria, sem dúvida, uma iniciativa bem-vinda. Mas o diretor da emissora, André Mantovani, diz ao site que não acredita muito na TV Digital. “A multiprogramação é o verdadeiro potencial da TV Digital. Não há mais nada nela que valha a pena ser explorado”, diz ele, textualmente. “A alma da TV é analógica”.

Será mesmo? É o tipo do comentário que dá o que pensar.

3 thoughts on “Multiprogramação: será?

  1. Sr Orlando, boa noite.

    Como ficar falando em multi programação, se um contingente enorme de pessoas que investiu em um aparelho mais caro (plasma ou LCD) para finalmente ter imagens de qualidade, fica a margem da mesma por não morar em uma cidade que seja capital de algum estado.
    Moro em São Jose dos Campos, a emissora da cidade é potente e atualizada, não temos HDTV e ninguém informa nada o lula linguarudo falou tanto, comprei a minha TV de plasma já há dois anos, cara na época, e até agora só sinal analógico.
    Sou assinante do Home theater já há alguns anos e seria interessante ela abordar o tema, que pessoas como eu que investirão em um novo aparelho e ninguém lhes da à mínima informação de que quando vai usufruir dos seus investimentos.
    At Carlos Alberto Ondas.

  2. Caros,

    a TV Câmara tem um projeto de expansão de seus sinais em modalidade aberta e gratuita na modalidade de multiprogramação. O projeto visa a criação da chamada Rede Legislativa, onde o cidadão poderá acompanhar, por exemplo, duas programações da TV Câmara, uma da TV da Assembléia Legislativa de seu estado e, futuramente, da TV da Câmara Municipal de sua cidade.

    Na verdade, a multiprogramação já está “no ar” em São Paulo, experimentalmente, com uma programação da TV Câmara e uma da TV ALESP (canal 61.1 e 61.2) desde o dia 20 de outubro de 2008. A previsão é a transmissão definitiva para toda a região metropolitana da cidade de São Paulo até o final de agosto/09.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *