Infelizmente, não pude estar presente ao Web Expo Forum, que aconteceu esta semana em São Paulo. Tive que acompanhar a distância, através do Tela Viva News, e deu para perceber que os debates foram acalorados – aliás, como de costume. O grande assunto foi a união (ou desunião???) entre TV e internet. De um lado, emissoras e operadoras de TV paga protestando contra a exibição indiscriminada de conteúdos da televisão nos sites da vida; do outro, provedores que não vêem nada de mais nisso.

A discussão é boa. Hoje, pode-se assistir até mesmo a jogos de futebol ao vivo na internet, o que alguns enxergam como concorrência desleal com a TV, que paga os direitos desses eventos. A Globo, dona do portal globo.com, é uma das poucas que não sai prejudicada – afinal, detêm o controle das duas mídias. Mas a Net, por exemplo, que vem a ser do mesmo grupo, queixa-se amargamente de ver espalhados pela web conteúdos de suas programadoras que, teoricamente, seriam exclusividade sua. Seriam.

Vejam algumas opiniões que colhi dos debates narrados pelo Tela Viva. Dá o que pensar:

“É preciso encontrar um meio-termo, para que não se desrepeite a relação com o distribuidor tradicional e que atenda às exigências da audiência” (Alvaro Paes de Barros, MTV).

“Há uma demanda do público, e nós temos que oferecer esse conteúdo” (Roberto Schmidt, Rede Globo)

“Eles acharam que iam ter o monopólio da distribuição do conteúdo no Brasil”? (Gil Torquato, Portal UOL, falando sobre a Net).

“Se o usuário perdeu um episódio da série na TV, ele vai buscar esse conteúdo na web, legal ou ilegalmente” (Paulo Castro, Portal Terra).

Essa briga ainda vai longe. O que vocês acham?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *