Como líder mundial em sistemas de iluminação (e ex-líder em TVs), a Philips não está assistindo sentada à corrida em busca dos displays OLED (Organic Light-emitting Diodes). Segundo o blog Gadget Lab, produzido pela equipe da revista Wired, a gigante holandesa desenvolve um projeto que, se for bem sucedido, tem tudo para virar o mercado de cabeça para baixo. Em dezembro, a empresa mostrou em Tóquio o protótipo de uma nova película flexível baseada em material orgânico que teria diversas aplicações – entre elas, painéis luminosos, impressão em cores etc.

oled-flexible3O projeto começou, na verdade, com uma empresa finlandesa, a VTT, dedicada a uma vasta gama de pesquisas, que vai da biotecnologia a sistemas audiovisuais. Sob o nome de ROLLED, o projeto é uma plataforma de desenvolvimento de displays ecologicamente eficientes, como o da foto. Os pesquisadores acreditam que esses painéis sejam superiores aos atuais OLED, com os quais a Sony, por exemplo, está produzindo TVs. Nestes, utiliza-se substrato de vidro, material cada vez mais caro, num processo complexo e sujeito a muitas perdas; no ROLLED, são usadas películas revestidas com uma substância inicialmente denominada ITO, composta de nano-partículas de óxido que podem conduzir corrente elétrica. O custo seria bem mais baixo.

Parece complicado (e é mesmo), mas o pessoal da VTT fala com bastante empolgação. Claro, vamos ter que esperar. Mas é saudável saber que mais um gigante da tecnologia está envolvido num desenvolvimento como esse, tão cheio de potencial. Aos interessados, deixo aqui o link da notícia original, com todos os detalhes.

1 thought on “Philips entra na corrida do OLED

  1. com philips em campo é a certeza que essas tecnologias chegaram bem mais rápido nas nossas casas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *