Só quem é milionário consegue montar em casa um sistema de automação completo, que dê conta de controlar tanto o sistema de home theater quanto a rede de banda larga, as luzes, o ar-condicionado etc. Certo? Quem acha que sim já pode ir revendo seus conceitos, como diz aquele anúncio. Tomo por base uma pesquisa que li semana passada, feita nos EUA (onde mais?), e uma série de conversas de que tenho participado com especialistas do setor aqui no Brasil. Vamos por partes.

No mercado americano, os consumidores de maior poder aquisitivo – que têm condições de instalar não só um sistema de automação sofisticado, mas vários outros confortos em casa – são os que mais sentem os efeitos da recessão. Palavra de Sam Lucero, analista da empresa ABI Research, que coordenou uma pesquisa ouvindo usuários e instaladores. “O custo de um bom sistema de automação, de padrão médio, caiu de 50 para 10 mil dólares”, diz ele. “Até 2010, esse setor vai crescer muito”. Segundo Lucero, o pessoal mais rico está destinando seu dinheiro a outras prioridades. Os maiores responsáveis pela expansão do setor entre a classe média, diz ele, são os padrões sem fio Zigbee e Z-Wave, que facilitam montar um sistema versátil sem ter que derrubar paredes e encher a casa de cabos. Portanto, podem ser adotados em casas já construídas, e não apenas em novas construções.

Falando especificamente do Brasil, German Berrio, gerente de vendas de Lutron para a América Latina, me disse outro dia que nunca a empresa vendeu tantos sistemas aqui como agora. No caso, não são apenas sistemas residenciais, mas também redes de iluminação automatizada para escritórios e salas de convenções. Outra empresa que cresce muito nesse segmento é a Control 4, que conseguiu uma valiosa parceria estratégica com a Telefonica através de seu distribuidor oficial, a Disac. Temos ainda outras duas multinacionais (Crestron e AMX) brigando nesse mercado, ao lado das nacionais Scenario, DLite e Absolute-Centralite. 

Ou seja, um mercado mais do que emergente. Vem muito mais novidade por aí, e não é só para milionários.

4 thoughts on “Coisa de gente rica. Será?

  1. Parabéns pelo artigo.
    Hoje a automação além do conforto e facilidade de acionamento de cargas ganhou outras vertentes como: economia de recursos energéticos, segurança, monitoramento de cargas, acessibilidade de pessoas com necessidades especiais etc. Com isso alcançou outros mercados além do marcado de luxo.
    Uma empresa lider de mercado no Brasil desse segmento é a Neocontrol de Belo Horizonte.

  2. Concordo com o que diz no artigo, foi muito bem colocado mesmo. Vale a pena destacar a solução que tem se apresentado como gigante no mercado da Automação Residencial, o Digital Home da SMS Tecnologia. Estou com o sistema Zigbee deles instalado na minha casa e funciona muito bem. Imprecionante o baixo custo para ter um sistema controlado por interruptores tradicionais (nada de pulsadores), controle remoto com two-way, e ainda controlar pelo PC (ou internet) e pelo celular. NADA de quebra-quebra, istalei na sala decorada do meu pequeno apartamento (52 metros quadrados)

  3. Muito bem escrito o artigo, concordo plenamente.
    Além disso não só para residências os sistemas de automação estão acessiveis. Sistemas de automação para condominios inteligentes propiciam o controle individual de água, gás e energia elétrica, além de controle de bombas de piscina e sistema de irrigação inteligente, todas opções visando a economia de recursos naturais.
    Aqui em Blumenau-SC trabalhamos com o sistema AllConverge que reune tecnologia de ponta para esse e outros fins e não é só para milionários.

  4. Realmente muito oportuna esta matéria, existem projetos de condominios com automação o que atrairá a atenção dos investidores ou dos futuros compradores de lotes dos empreendimentos.Não vou colocar o nome das construtoras senão vai parecer que estou fazendo propaganda delas, como os dois camaradas ai de cima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *