ssd-sataPesquisando sobre dispositivos de memória, encontrei no site da Intel este vídeo gravado por Gordon Moore. Lembram-se dele? Além de co-fundador da empresa, ele foi o criador da chamada “Lei de Moore”, aquela que diz que a capacidade de memória dos processadores dobra a cada 18 meses. Moore é um entusiasta das memórias SSD (Solid-state Drives), que já comentei aqui e que a maioria dos especialistas aponta como o futuro de todos os dispositivos eletrônicos. E, do alto de sua experiência, sentencia: “Estamos no início de uma nova revolução”.

De fato, a toda hora surge notícia de alguma empresa que está investindo em SSD. Segundo relatório recente da iSuppli, o mercado mundial para esse tipo de componente foi de US$ 84 milhões em 2008 e chegará a nada menos do que US$ 12 bilhões em 2012. Ou seja, um aumento de mais de 1.000%! E, de acordo com a Samsung, a evolução na demanda por chips SSD será a seguinte (em milhões de unidades):

           2008 – 2,2………….. 2009 – 173……………. 2010 – 9.000

É pouco provável que algum outro item da indústria eletrônica cresça nessa proporção. Além da própria Intel, cujo site está recheado de textos e vídeos a respeito, estão trabalhando no desenvolvimento da plataforma SSD – que, felizmente, é aberta – gigantes da inovação, como Fujitsu, Samsung, Toshiba, Sun (agora comprada pela Oracle), HP e por aí vai. Para quem quer entender melhor o que significa isso que Moore chama de “revolução”, o excelente site Guia do Hardware traz uma boa explicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *