Inspirado provavelmente no Blog da Casa Branca, criado pelo presidente Obama assim que assumiu o cargo, o Palácio do Planalto prepara uma versão brasileira dessa idéia. Não sei o que estão preparando, mas se forem seguir o exemplo americano os assessores do presidente Lula terão que criar um espaço para que as pessoas se manifestem abertamente. Claro, não tem sentido publicar tudo, até porque certamente haverá abobrinhas e/ou críticas mal-educadas, como em todos os blogs. Mas, para não ser acusado de (mais uma vez) manipular a mídia, Lula terá que dar voz a quem por acaso não concorde com os atos de seu governo. É assim que funciona na democracia.

Os primeiros movimentos que se notam nos bastidores, porém, não apontam nessa direção. Segundo o site Comunique-se, a idéia com esse blog é “aproximar o governo da imprensa regional e popular”. O projeto é paralelo à criação de uma coluna assinada por Lula, a ser publicada em jornais pelo país afora, de tal modo que o governo possa ver divulgado exatamente aquilo que deseja, sem o “filtro” da mídia. Quando Lula for visitar determinada cidade, por exemplo, dias antes concederá uma “entrevista” à imprensa local, para preparar o clima. Já comentei aqui sobre o tal “Bolsa-Mídia”, com a farta distribuição de verbas publicitárias a pequenos jornais, rádios e televisões do interior do País, além de blogs amigos do poder. No momento em que se aproximam as eleições, essa arma costuma ser mortal para os adversários políticos.

Como se vê, o marketing do Planalto está funcionando a pleno vapor. Eu, você e todos os demais contribuintes do País é que estamos pagando. E chamam isso de “transparência”.

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige o site HT & CASA DIGITAL. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *