Se alguém ainda tem dúvidas sobre o desempenho da Anatel, a cada dia surgem novos fatos que ajudam a desfazê-las. Como a maior parte dos serviços de telecomunicações prestados hoje no País, a atuação da agência reguladora é – para usar uma linguagem leve – precária. As críticas partem de quase todos os lados – menos das operadoras, que continuam abusando da paciência do usuário; este, graças ao sistema de distribuição adotado, simplesmente não tem para onde correr.

Nesta terça-feira, a Comissão de Tecnologia da Câmara dos Deputados aprovou pedido de intervenção na Telefonica, diante da incrível seqüência de falhas não apenas do serviço Speedy, mas também da rede de telefonia fixa. Pode ser que não dê em nada; como se sabe, os políticos em geral são “sensíveis” a uma boa conversa ao pé do ouvido… Mas é mais uma pressão sobre a Anatel, a quem caberia a tal intervenção. Na semana passada, a Associação dos Engenheiros de Telecomunicações (AET) acusou frontalmente a agência de ser “responsável” pelos problemas do Speedy, já que não fiscalizou – como deveria – a implantação da infraestrutura da Telefonica. “A postura da agência nesse episódio é imperdoável”, disse ao site Tela Viva o presidente da AET, Ruy Bottesi.

Difícil não concordar. Outra entidade do setor, a Abranet (Associação dos Provedores de Internet) sugere que seja repassada aos provedores a tarefa de distribuir os códigos DNS que permitem acesso à internet. Foi assim que muitos deles conseguiram resolver as últimas panes do Speedy, já que a Telefonica alegava não ter como fazer a distribuição na velocidade exigida pelos assinantes. Ora, basta uma autorização da Anatel para que isso se torne usual, ficando com os provedores a responsabilidade de fazer funcionar o sistema. Talvez fosse bom para o próprio país, pois obrigaria os provedores a se equiparem e contratar pessoal especializado, criando novos empregos. Quem sabe.

O que não se admite é argumentar, como fez ontem o superintendente da Anatel, Jarbas Valente, que a Anatel está “tomando todas as providências” para analisar o plano de restruturação apresentado pela Telefonica. Essas providências já deveriam ter sido tomadas lá atrás, quando começou a explodir o número de assinantes de banda larga. Agora, só mesmo rezando! A favor de Valente, é justo lembrar que ele concorda com a idéia da Abranet. Vamos ver se pelo menos nisso a agência reguladora regula mesmo, ou seja, se cumpre o papel para o qual foi criada.

4 thoughts on “Anatel sob fogo cerrado

  1. a verdade é aquela que todos nós simples mortais sabemos, jogo de interesses sempre estão por trás de tudo, os deputados se vendem e abafam, alguém da anatel não deve ter feito vista grossa de graça, isso é o que penso, os provedores também existem mais para encarecer o sistema que já é caro, nem Deus se mete nisso, acho que nem ele resolveria essa situação.

  2. Já mudei 2 vezes de linha devido a problemas que ocorrem com frequencia na região de Jandira/SP.
    No 3 primeiros meses do ano eu abri nada mais na menos do que 22 chamados tecnicos na telefonica. Dia sim, dia não minha linha amanhecia muda. As vezes conseguiam desbloquear pelo telefone, as vezes tinha que esperar 48 horas para uma “visita técnica” que nunca ocorria.

    Quanto ao Speedy é simplesmente um pesadelo que ao que tudo indica não terá fim.

    Trabalho desenvolmento aplicações para internet e simplesmente o”Speedy” perde a conexão ou fica instável a cada 10 minutos nos últimos 4 meses.

    Pago o serviço de manutenção, reclamo e nunca recebo a fomosa “Visita técnica”.

    Já não basta estarmos a mercê dos senhores legisladores, agora também somos refens de mais estes protegidos: as operadoras de telefonia.

    Sugiro a criação de um site onde possamos todos os dias retornar e clicar dizendo que o problema continua e que ao clicar seja enviada uma mensagem para os senhores congressistas e a Anatel.

    Vamos incomodá-los até que encontremos alguem com responsabilidade, moral, respeito e seriedade para com os direitos do cidadão brasileiro.

  3. Sem contar os inumeráveis provedores que vendem gato por lebre. Vendem velocidade máxima e entregam o mínimo.
    Se os vendedores de leite seguirem o exemplo, em pouco tempo estarão vendendo 50, 100 ml de leite em embalagem de 2 litros.
    E não adianta reclamar. como diriam os provedores, ops, os leiteiros, a embalagem é de 2 litros, ora. Ou ainda colocam ainda a culpa no seu copo, na vaca, no capim, etc. Nunca assumem a falta.
    E a ANATEL só observando…

  4. Realmente as operadoras que oferecem a tal banda larga, não está e nunca estará nem aí para nós consumidores, e para dizer a verdade era para ser muito pior se não fosse pela a Anatel, porém, parece que a Anatel está fazendo o joguinho podre e cretino da telefonica, ou seja enrolando e enrolando a gente até onde não puder mais.O que falta na verdade são pessoas responsáveis e não um BANDO DE MOLEQUES que tem na telefonica e alguns MOLEQUES na Anatel,(não são todos) onde deveriam tomara providências enérgicas e agirem como HOMENS DE VERDADE e isso inclui também os políticos podres envolvidos em ”tentar” resolver essa palhaçada de fornecimento de telefonia e banda larga. Realmente somos feitos de idiota por alguns desses moleques, que fazem parte da telefonica, Anatel e políticos diretamente envolvidos nesse horrível pesadelo. Pois pagamos muuuito caro por um uso de um serviço mal prestado, eu por exemplo, sem usar o teleone e acessando a internet de 1 mb se é que tem 1 mb mesmo!!! eu pago mais oumenos R$ 156,00 usando ou não o telefone e a internet.É muito caro por se tratar de um serviço de péssima qualidade.

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