Já dizia Lenin (e depois também Goebbels, o ideólogo de Hitler) que uma mentira repetida várias vezes acaba virando verdade. Vejam esta última do ministro das Comunicações, Helio Costa: “É lamentável a falta de informação do consumidor (sobre a TV Digital). Fizemos um avanço espetacular na implantação do sistema e não estamos sabendo popularizar. E quem tem de divulgar isso? São as emissoras”.

De quebra, sobrou também para os fabricantes e os varejistas, no discurso em que o ministro anunciou o início das transmissões digitais nas cidades paulistas de Sorocaba e Mogi das Cruzes, nesta terça-feira. “Isso é enganar o consumidor”, disse ele, referindo-se à falta de campanhas de esclarecimento sobre TV Digital. O ministro – que no passado chegou a defender subsídio do governo para a compra de conversores, como se fez nos EUA – descartou qualquer possibilidade de uma campanha institucional patrocinada pelo Ministério. “É obrigação das emissoras, que são as que mais ganham com a TV Digital”.

O fato de hoje o sistema digital estar disponível em 26 cidades (muito antes do prazo previsto inicialmente) é todo mérito do governo, diz Costa. Pelo seu raciocínio, emissoras, fabricantes e lojistas não fizeram nada para isso. E, para não perder o hábito, o bem informado ministro repetiu pela enésima vez: “A procura pelos conversores é grande, estão faltando aparelhos nas prateleiras das lojas”.

Incrível! Mesmo com a população mal informada, a procura é grande? Parece que quem está falando é o ministro das Comunicações dos EUA ou da Alemanha!

2 thoughts on “Quem engana o consumidor?

  1. Como sempre o posicioonamento governamental é,no mínimo risível,inclusive devido aos preços dos conversores digitais que me parecem exagerados(um bom conversor custa entre 600,00 e 1000,00, o mesmo que um bluray player!).A impressão que eu tenho é que a indústria está se aproveitando da situação para “tirar o couro da população”…

  2. esse ministro entende de telecomunicações?
    para de fazer demagogia, ele com certeza esta em ministerio errado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *