Já comentei aqui sobre os políticos que criticam a imprensa – e que, curiosamente, ganham apoio até de jornalistas, muitos dos quais (bem) pagos para isso. Mas este é um tema praticamente sem fim, tantos são os episódios de parte a parte que revelam o caráter dos protagonistas. Uma das últimas pérolas veio de Marco Aurelio Garcia, assessor especial do presidente Lula, que ao chegar de uma viagem à Venezuela nem ficou vermelho ao declarar que lá existe liberdade de imprensa. Isso mesmo: a Venezuela de Hugo Chavez, que a toda hora fecha emissoras de rádio e TV e manda perseguir jornalistas que o criticam… Garcia também deve achar que existe liberdade de imprensa em Cuba – mas isso já é outra conversa.

jeffersonO que quero ressaltar aqui é a insistência em combater os erros da imprensa – que são muitos, e freqüentes – com a velha mania da censura. No mundo inteiro, jornais e revistas erram diariamente, às vezes de propósito, por interesses inconfessáveis. Sinceramente, não sei se a imprensa brasileira erra mais do que as de outros países. Pode ser. Mas, como já ensinava Thomas Jefferson (foto) há mais de 200 anos, “melhor ter uma imprensa ruim do que não ter imprensa nenhuma”. Querer controlar a mídia através da mera censura, como tenta fazer agora Sarney, é coisa de quem gosta mesmo é de uma boa ditadura. É o sonho de todo governante, o que, aliás, o atual governo, com a força de suas verbas publicitárias, está quase conseguindo.

Pessoalmente, entre Lula, Sarney e Jefferson (o Thomas, não o Roberto), fico com o velhinho de longos cabelos brancos.

6 thoughts on “Imprensa contra ou a favor

  1. A Imprensa se preocupar com comentários de “políticos” do tipo que exitem atualmente em nosso pobre País é uma atitude tão desnecessária como o assaltado se preocupar com a opinião que o assaltante venha a ter sobre sua vítima.Basta ver que,a imprensa é a classe com um dos maiores índices de confiabilidade em todas as pesquisas,já a maldita classe “política” é a última colocada e,portanto,diz sem nada ter a dizer…

  2. Não generalize Rubens, assim como não vou generalizar também. Aqui no Rio Grande do Sul estamos com um caso grave de imprensa comprada. Existem boatos sobre o envolvimento da governadora do PSDB em desvio de dinheiro do DETRAN do governo anterior (PMDB). Enquanto não apresentarem as provas, não passará de boatos. Enquanto ela não for julgada, ela não é culpada. Como a moda é dizer que todos os políticos são ladrões e tudo o que a imprensa diz é verdade, o presidente Lula concedeu 4 canais de televisão para o grupo RBS cujo jornal Zero Hora só publica noticias com manchetes colocando em dúvida a governadora, mas na matéria as coisas são melhor explicadas. Uma clara prova de manipulação da opinião pública já que a grande maioria dos leitores só lê as manchetes. Portanto aqui no estado o principal representante da imprensa já está perdendo a credibilidade por ter sido exposta sua negociação com Lula e o PT e ser tão obvia sua linha editorial com relação ao assunto.

  3. Infelizmente a sensação que tenho ao ler todas as notícias de revista,jornais e assistir pela tv,é de que(gostaria de estar enganado) a classe política se divide entre os culpados(que já foram julgados em última instância,após mais ou menos 20 anos de peleja e cujo número é irrisório) e os que ainda não foram pegos ou ainda estão em julgamentos que normalmente prescrevem por decurso de prazo processual.É triste mas eu gostaria de ter uma ponta sequer de esperança que as coisas não são assim…

  4. Adriana:infelizmente para todos nós,você tem toda razão;quem viver verá…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *