Um dos temas mais discutidos no Congresso da SET, realizado semana passada em São Paulo, foi o mercado de conversores de TV Digital, os já famosos “set-top box”, nome que, aliás, vai ficando para o passado. A opção da maioria dos fabricantes pela inclusão da caixinha dentro dos televisores praticamente torna obsoletos esses aparelhos, que chegaram a ser vistos, no início, como caixas mágicas.

A discussão é sobre o número de conversores vendidos no Brasil. O Fórum SBTVD divulgou uma estatística difícil de engolir: 1,8 milhão de receptores digitais. O número inclui conversores externos e internos, além dos mini-receptores 1-seg, que são usados em notebooks, e dos celulares com sintonizador de TV Digital. O site Tela Viva foi atrás e levantou, extraoficialmente (não há como calcular de fato), que foram vendidos no máximo 100 mil receptores externos e cerca de 80 mil televisores com o acessório embutido. A quantidade de celulares com receptor de TV é ínfima, até porque são geralmente os modelos mais caros. Como se chega daí até 1,8 milhão, é um daqueles mistérios que só o marketing explica…

Na verdade, o Fórum soma na sua conta os TVs (Full-HD e HD-ready) que não têm receptor embutido e, portanto, não conseguem captar o sinal das emissoras digitais. É mais uma tentativa de fazer crer que a TV Digital no Brasil é um grande sucesso e, com isso, convencer investidores, anunciantes e também o nobre telespectador a aderir. Mais: faz parte de um lobby para promover o padrão nipo-brasileiro junto a outros países. Como se sabe, a Argentina anunciou neste fim de semana sua adesão ao SBTVD (cujo nome comercial é ISDB-T), assim como já havia feito o Peru. Espera-se que Equador e Venezuela sigam o exemplo, e já há uma missão diplomática brasileira na África, tentando vender o padrão.

Nada contra: quanto mais países aderirem, melhor para todo mundo, porque o custo dos equipamentos tende a cair. O governo brasileiro faz bem em tentar vender o “seu” padrão e estimular fabricantes nacionais a produzirem não só conversores, mas também equipamentos de transmissão e modems de interatividade. Vai gerar empregos e baratear os preços. Mas não se deve confundir isso com política tecnológica. A Argentina só desistiu do padrão americano por pressão do governo brasileiro, que está até emprestando dinheiro a dona Cristina. Venezuela e Equador querem o padrão brasileiro por motivos políticos (peitar os EUA), não tecnológicos.

Tenho certeza de que a maioria dos usuários não está nem aí com os números. O que todos querem é que a TV Digital funcione, que haja mais programas em alta definição e que o preço das assinaturas baixe. Ou não?

1 thought on “Conversores: a dança dos números

  1. A tv digital para mim,por enquanto,é uma grande decepção,pois aqui na minha cidade(Sorocaba-SP) o único canal digital disponível,que é a Globo não tem quase nada em HD.Não vejo justificativa para passar filmes do cinema em sd 4:3 ou jogos de futebol que só sabemos se será em HD ou SD na hora que o mesmo se inicia,não há nada na programação para que o espectador(e tome espectador nisso…) também possa se programar.Será que os coitados,pobres da Globo não querem desgastar seu equipamentos em HD pois se quebrarem não poderão comprar outros?Quanto a mim,quando o programa não é HD não assisto mesmo,vou para os canais pagos ou para o dvd/bluray.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *