SD, USB, DLNA, HDMI, WHD, CEC, DIVX, AVCHD…  Todas essas siglas foram tiradas dos materiais de divulgação distribuídos pelos principais fabricantes aqui na IFA. Servem para provar que a indústria, pelo jeito, não aprende mesmo. Em vez de simplificar a vida do usuário, complica ainda mais. Perguntei ao sr. Il-kum Kwon, diretor do laboratório de pesquisas da LG, por que a empresa optou por equipar seus novos televisores com a conexão Bluetooth, e não com o WiFi tão comum. A resposta: “São dois padrões diferentes. Bluetooth não serve para trabalhar em rede, apenas para transferência de conteúdos. No ano que vem deveremos lançar TVs com WiFi”.

Ora, ora. Com todo o apelo atual para que o consumidor monte uma rede em casa – e com toda a facilidade que existe para isso – essa me parece uma decisão sem qualquer lógica. Por alto, contei hoje uns 20 modelos de TVs compatíveis com WiFi, ou seja, capazes de se comunicar com laptops, celulares etc. Se esse é o padrão, por que não segui-lo de uma vez por todas? Ao ouvir a resposta de mr. Kwon, lembrei deste artigo de Vinicius Barbosa Lima, sobre “a falta de padrão”. Tem tudo a ver.

Mas, voltando à IFA e às letrinhas, tantas siglas servem mais para confundir do que para explicar, não? No mesmo terreno do wireless, o padrão DLNA (Digital Living Network Alliance) vai se consolidando: quase todo mundo adotou. A idéia é que aparelhos de marcas e categorias diferentes “conversem” entre si. Mas não é para isso mesmo que serve o WiFi? E o Bluetooth? Vi aqui uma excelente demonstração de WirelessHD, outro padrão desse tipo, no qual o sinal de um Blu-ray pode ser transmitido sem fio para o TV, com ótima qualidade. Será que vamos ter que decorar mais uma sigla?

Falando nisso, o HDMI 1.4 chegou, oficialmente. Nos próximos meses, começaremos a ver players, TVs, receivers e um longo etc. com esse conector. Que, por sinal, é totalmente incompatível com seu antecessor, o 1.3. Vamos então providenciar a troca dos aparelhos que acabamos de comprar. Já ficaram obsoletos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *