Parece que finalmente a Sony decidiu se mexer. Agora, não são apenas as palavras do CEO Howard Stringer, que há meses vem dizendo como a empresa precisa rever seus conceitos. Nesta quarta-feira, pudemos ver – ao vivo e com todas as cores – a que ele estava se referindo. Dois dias antes da abertura oficial da IFA, aqui em Berlim, foram reunidos jornalistas do mundo inteiro (a maioria europeus) para apresentar “a nova Sony”. Stringer veio em pessoa para comunicar que a empresa, apesar da crise, não está parada; ao contrário, quis aproveitar o evento para virar o jogo a seu favor.

Claro, não dá para saber se conseguirá, mas o tamanho do estande (1.200 metros quadrados) e a quantidade de produtos exibidos revelam que a Sony não está mesmo para brincadeira. Vejam aqui alguns dos destaques que pudemos ver neste primeiro dia:

TVs Bravia – Quase todos agora irão acessar a internet, sem computador. E terão recursos realmente inovadores, como um sensor de presença que identifica se há alguém na sala e, então, liga o aparelho automaticamente. Os modelos mais avançados virão com três sintonizadores digitais, permitindo acessar até três canais ao mesmo tempo (veja aqui um vídeo).

PlayStation – O maior sucesso mundial da Sony será transformado em plataforma web. Isso mesmo: em novembro, entra no ar em 26 países a rede PSN (PlayStation Network), que vai funcionar como uma espécie de site de relacionamento multimídia. O usuário vai poder baixar músicas, fotos, vídeos, seriados e filmes (de todos os estúdios) diretamente para seu PS3 ou seu player Blu-ray. E, se tiver um notebook Vaio, uma câmera Cybershot ou um celular Sony Ericsson, vai poder entrar na rede onde quer que esteja, pois esses aparelhos terão capacidade de se conectar a qualquer hora e em qualquer lugar.

Vaio – A linha de notebooks ganha um precioso adendo: os modelos identificados pela letra “X”, com tela de LED ultrafina (14mm), 700 gramas de peso (o modelo de 10″) e uma bateria que pode funcionar o dia inteiro… Detalhes neste vídeo.

Celular – Os smartphones Sony Ericsson agora mudam de patamar. A linha Xperia, que chega ao mercado europeu este ano, inclui todos os recursos do iPhone e mais um: a capacidade de gerenciar conteúdos multimídia, de tal modo que você pode fazer uma apresentação em PowerPoint, por exemplo, apenas usando o aparelhinho.

Walkman – A Sony quer resgatar o abalado prestígio do aparelho que foi sua maior invenção até hoje. A nova linha também mira no iPhone e similares, adicionando reprodução de vídeo, acesso à internet e alto-falantes embutidos.

Fone de ouvido – Esta todo mundo vai querer conferir na prática: fones intra-auriculares com cancelamento de ruído externo. Será que funciona mesmo?

E-reader – Vem aí uma nova geração de leitores eletrônicos. Embora não tenha mencionado esse detalhe, é fato que a Sony considera questão de honra vencer a batalha contra o Kindle, da Amazon. Um dos novos modelos tem tela touchscreen e um dicionário embutido: se você estiver lendo um texto e não entender alguma palavra, basta encostar o dedo na dita cuja que o significado vai aparecer numa janelinha da tela.

Caixas acústicas – O pessoal da Bose não vai acreditar, mas a Sony conseguiu criar caixas ainda menores. E está apostando também no custom installation, com linhas de caixas de parede e ultrafinas.

Câmeras – Está chegando uma linha que a Sony chama de “web-ready HD”: você filma em alta definição e já pode subir o vídeo na hora para a internet.

3D – Finalmente, aquilo que mr. Stringer considera o futuro da tecnologia. A Sony tem tudo pronto para lançar em 2010 TVs com capacidade de reproduzir imagens em 3D. Junto, vão chegar os primeiros filmes Blu-ray 3D e jogos 3D para PlayStation 3.

Ufa! Neste primeiro dia, só deu para olhar isso tudo. Vejam aí algumas fotos. Vamos ver se consigo experimentar pelo menos algumas dessas maravilhas. Prometo contar tudo aqui.

P1090384P1090404P1090421P_Group01_01cópia

3 thoughts on “Sony, falando grosso

  1. Venho batendo nesta tecla faz muito tempo. Aqui no Brasil a Sony também precisa rever seus conceitos. Deu as costas ao mercado especializado e hoje só quer vender adesivos Sony e dar de brinde um aparelho grudado nele. Marketing é muito mais que uma marca famosa e propaganda. Marketing também envolve o ponto de venda.

  2. Nossa, me senti agora viajando na Enterprise hehehehe. Mas acho que faltou falar dos tvs OLED. Junto ás 3d, são as que tenho mais curiosidade.

  3. No Brasil a Sony é uma palhaçada, não lançou ainda o PS3 e disse que vai focar nas TVs LCD, quando claramente o LED é a bola da vez.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *