1554 Monica MulkensComentei outro dia sobre a experiência de ver televisão em 3D e suas vantagens e desvantagens. Como o assunto está ocupando cada vez mais espaço na mídia especializada internacional (e há um grande lobby para que o sistema seja implantado o mais rápido possível), vale a pena analisar melhor. Recente pesquisa divulgada pela empresa americana In-Stat mostra que o caminho para essa revolução – e aqui acredito que o termo se aplica mesmo – não é tão simples como pode parecer à primeira vista.

Os pesquisadores descobriram que, tirando os cinéfilos fanáticos, pouca gente se dispõe a pagar pela novidade – se for pela TV aberta, tudo bem, mas nada além disso. Eis aqui alguns números do levantamento (feito apenas entre usuários americanos):

— 25% estão muito interessados em ver programas, filmes etc. em 3D, em casa; 36% não estão; e 39% estão “mais ou menos”.

— Deste último grupo, apenas 25% toparia trocar seus TVs atuais por um modelo 3D; 43% pagariam no máximo 200 dólares a mais por esse novo aparelho.

— 31% dos possuidores de um player Blu-ray pensa hoje trocá-lo por um player com capacidade de tocar discos 3D Full-HD; os restantes estão plenamente satisfeitos com sua recente aquisição.

A única boa notícia (para os estúdios de cinema) que saiu dessa pesquisa é que 67% dos entrevistados que se dizem cinéfilos aceitariam pagar mais por um filme 3D do que pagam hoje por um Blu-ray. É bastante gente, mas a pergunta que sobra é: como essas pessoas pretendem assistir a esses filmes? Em que equipamentos? O fato é que, como toda nova tecnologia, a TV 3D irá despertar polêmicas e paixões diversas nos próximos meses e anos. Haverá os que condenam os “preços absurdos”, como se desenvolver conteúdos em 3D fosse fácil para qualquer nerd; haverá também os que se dirão “explorados” pelos estúdios, emissoras e fabricantes; e, é claro, os mais sensatos, que irão esperar para ver se a tecnologia realmente vinga – aliás, nada garante isso.

Para quem quiser entender um pouco melhor o que há por trás dessa evolução, recomendo estes dois artigos:

TV 3D finalmente deixa de ser só teoria

10 fracassos na história da tecnologia 3D

2 thoughts on “Televisão em 3D: pagando pra ver

  1. Todo o problema da história, é que nesse caso teriamos que trocar TUDO! novas mídias blu-rays, novos player blu-rays e novas tvs,. Um sistema básico não sairia por menos de 15 mil.

  2. Na verdade, existe muito ”diz me diz” no mercado ou seja muito zum zum para pouca eficiência. A questão do 3D é algo que ainda demorará para emplacar, pois na verdade nem toda tecnologia que se encontra para se comprar.
    Ontem, (11-10-09)eu fui no salão da duas rodas (Anhembi-Sp,para quem é fora do estado)e assisti 2 apresentações dessas tecnologia, aliás 1 tecnologia 3D e outra 4D, isso mesmo !!! 4D isso fooi em 2 estandes de fabricantes de motos, sendo uma nacional, o que eu ahei engraçado é q a empresa investi mais no cinema 4D do que em sua linha de motos, que estava fraquinha em relação ao ooutro fabricante brasileiro, aliás surpreendeu pelos lançamentos, enfim.
    Vc entra na sala de cinema 4D desse estande recebe todas as instruções básicas e além de colocar o famoso óculos 3D (alías, não encontrei um modelo 100% confortável até hj) vc escolhe um modelo da motodo fabricante senta e coloca tb um capacete com um cabo conectado a moto.Aparece então a imagem na enorme tela, talvez 350 polegadas ou+, e qd é dado partida na moto (na tela) a moto a qual vc está sentado vibra, e começa a andar, e vc a sentir o vento q vem do chão estrategicamente coloca para cada moto, vc senti vibrações, como lombada aceleração, enfim, é muito legal.Pena que não era nenhuma marca como kawasaki, Susuki, Honda, Yamaha, Ducati (rs rs)pq a emoção iaser maior.Depois eu fui ver uma demo 3D muito fraquinha com o monitores da panasonic usando um óculos 3D d papel descartável, na qual é muito diferente d outros 3D q eu asisti, na verdade, era melhor assistir a imagem sem ser 3D.
    Bom,oq eu penso é q; existe muita tecnologia, q mal é aplicada no mercado final, tornado os consumidores cobais e alvos de coisas q nem funcionam como deveriam funcionar.O mercado nem aprimorou a tecnologia de interatividade da tv digital e já vem vomitando outras tecnologia que envolvem interatividade na tv.Mas que a verdadeira tecnologia 3D E 4D são legais isso sim,para se ter uma idéia melhor o hopi hari tem ou pelo menos tinha um cinema totalmente 4D aquilo sim é loucura!! Eu assiti a um pouco mais de 6 anos. Vale a pena, mas tem que funcionar direito e ser barato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *