TOMADA NOVAHá cerca de dois anos, o amigo e colaborador Vinicius Barbosa Lima levantou a lebre: a partir de 2010, irão mudar os plugues de conexão elétrica em todas as residências brasileiras, e os aparelhos – tanto nacionais quanto importados – teriam que adotar o novo padrão. Segundo ele, a determinação está na norma NBR 14136:2002 – isso mesmo: aprovada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) em 2002! Pois bem, já se passaram oito anos e ninguém (ou quase ninguém) ficou sabendo dessa mudança, que vai alterar a vida de todo mundo.

O novo plugue (vejam a foto) é simplesmente incompatível com todos os outros usados atualmente. Vamos ter que trocar todas as nossas tomadas, e os aparelhos vendidos a partir de Janeiro de 2010 terão que trazer o tal conector. O pessoal da ABNT só não explicou como convencer os fabricantes do mundo inteiro a adotar a “inovação”; talvez estivessem pensando em proibir as importações, como na época da reserva de mercado, sei lá… O fato é que a ABNT existe justamente para fixar essas normas e tem gente competente para isso. O governo, através do CONMETRO (Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), órgão ligado ao Ministério do Desenvolvimento, vinha editando uma série de resoluções sobre a NBR 14136, sendo que a última delas que encontrei é de junho de 2007.

Vejam o que diz uma dessas normas, datada de novembro de 2006, que Vinicius coletou:

Art.5. Determinar que o Inmetro promova, durante o exercício de 2007, em âmbito nacional, ampla campanha de divulgação para esclarecimento aos consumidores quanto aos novos plugues, tomadas e adaptadores, e a importância da adequação para incolumidade do cidadão e segurança das instalações elétricas.”
 
Alguém já viu ou ouviu alguma campanha nesse sentido? Ou seja, o governo determina e o próprio governo descumpre sua determinação. Segundo Vinicius, vários aparelhos já foram lançados no mercado portando o novo plugue, mas também sem qualquer divulgação ou advertência por parte dos fabricantes. A maioria, porém, simplesmente continua utilizando o chamado “plugue universal”, que a partir de 2010 deixa de merecer esse nome – por decreto de nossas ´otoridades (in)competentes´.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *