Preocupante a notícia publicada no Estadão de hoje sobre a falta de TVs LCD no mercado. O problema já vem de algum tempo, mas agora, com o aumento da procura conforme se aproxima o final do ano, torna-se mais sério. Segundo Roberto Barbosa, diretor comercial da LG, a perspectiva é de vender entre 25% e 30% menos TVs do que seria possível não fosse a queda no suprimento que vem da Ásia.

O que está atrapalhando é a falta do componente básico desses TVs, que é o painel de cristal líquido. Há apenas cinco fornecedores para toda a indústria, e estes não estão conseguindo atender a demanda. O problema é mundial. Tentando se precaver, a LG começou a trazer seus painéis por via aérea, já que o embarque por navio demora em média 60 dias. Os painéis têm que ser entregues em Manaus, onde os TVs são montados. De avião, chegam em duas semanas, mas o custo é bem mais alto. Só que Barbosa garante não repassá-lo ao preço final dos produtos.

Se estivesse com sua produção regularizada, a Panasonic poderia tirar proveito dessa situação vendendo mais plasmas. Mas não é o que acontece. Continuam surgindo muitas queixas quanto à falta de produtos da marca nas lojas. E nós continuamos aguardando uma explicação da empresa.

De janeiro a outubro o mercado de LCDs cresceu 35% no Brasil, em volume de unidades vendidas. Uma fonte da indústria me informa que na soma geral os fabricantes devem terminar o ano com mais de 4 milhões de LCDs entregues ao varejo, além de uns 400 mil plasmas. Já dá quase metade de todo o mercado de TVs. Eles só esperam que o problema de fornecimento dos painéis seja resolvido até o início do ano, pois a Copa do Mundo vem aí.

11 thoughts on “Faltam TVs LCD nas lojas

  1. Se faltam de LCD, que dizer das TVs de plasma, especialmente da panasonic? É praticamente impossível encontrá-las. Abraço.

  2. Panasonic pedindo agora a entrega é “prevista” só para Janeiro. É um absurdo um fabricante se instalar aqui e não ter capacidade de atender o mercado local. Obvio que estão dando preferencia para as grandes redes.

  3. E ainda temos que agüentar o atendimento sofrível de certos representantes. Pessoas de péssimo humor, trabalham em uma empresa que detestam (pelo menos é o que transparece) e a culpa é do cliente que só quer comprar. Tente discutir com a “senhora” que atende o mercado especializado na Philips por exemplo. Por pouco você não apanha!

  4. Julio:nem nas grandes redes temos os plasmas topo de linha FullHD,só os HD,o que mostra o descaso com os consumidores brasileiros!

  5. Quem não lembra dos tempos em que os grandes fabricantes reunião os revendedores especializados em hotéis pelo Brasil e promoviam eventos para troca de informações e opiniões? A Philips sempre questionava os especializados em relação aos seus produtos. Sempre solicitavam nossas opiniões, pois éramos o elo entre o mercado e a fábrica. Hoje nos deram as costas, colocaram para nos atender uma pessoa sobrecarregada e de mau humor e graças a nós conquistaram nome no mercado. Agora os queridinhos são as grandes redes que provavelmente ditam as regras porque compram em quantidade. Departamento de marketing é para fazer bonito e dar satatus…

  6. Sou gerente de uma loja especializada aqui em São Paulo onde deixamos de vender televisores pelos seguintes motivos:
    – Panasonic: Não tem previsão de entrega antes do Natal.
    – LG, Samsung e Sony: Os fabricantes não vendem para empresas pequenas. Obrigam-nos a comprar de distribuidores onde o custo é igual ou superior ao oferecido nas grandes redes de varejo.
    – Philips: O atendimento é péssimo. Uma senhora azeda e de mau humor desmotiva qualquer negociação e espanta os clientes. Não sei o que pensa o gerente comercial sobre isto.
    Que venha a muamba e os projetores baratos.

  7. Depois de tantos comentários críticos, nada mais justo que abrir este espaço para os fabricantes darem explicações. Uma espécie de direito de resposta, pois algumas marcas foram citadas. Nada de culpar a falta de componentes ou a política do governo que isto não “cola” mais. Explicações para o direcionamento de produtos para as grandes redes, o abandono do mercado especializado e quanto ao atendimento grosseiro relatado pela maioria. Será que os “gerentes de marketing” se preocupam com as opiniões postadas neste Blog? Os leitores acreditam na credibilidade do autor.

  8. Amigos, como já comentei ontem respondendo a outros leitores, todas as críticas que nos chegam são encaminhadas aos fabricantes para eles se manifestarem, democraticamente. Estamos aguardando e, através deste blog, manteremos todo mundo informado a respeito. Abs. Orlando

  9. Senhores:
    Sou Promotor de Vendas em Florianópolis e digo que natal passado faltou peças de todas as marcas, exceto Samsung, nas grandes lojas. Muitos colegas foram dispensados do trabalho, pois os baixos numeros de vendas não justificaram suas permanencias – e a crise que assolava a economia também contribuiu – e esse ano, pelo jeito, não será diferente…

  10. Marcelo, seu comentário me faz lembrar quando fui jantar em um restaurante na Barra da lagoa aí em sua maravilhosa cidade. A especialidade era Camarão na Moranga. Era feriado de ano novo e faltou moranga para o camarão na moranga porque os donos do restaurantes não sabiam que a cidade iria lotar (!) e ficaram com medo de desperdiçar morangas!! Se os fabricantes de TVs não esperam vender fim do ano, que troquem de ramo e vão vender moranga em Florianópolis!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *