3DatHomeConsortiumAté agora, eram apenas protótipos e demonstrações em eventos. Mas, desde ontem, fabricantes de equipamentos e produtores de conteúdo já têm onde se basear para criar material em 3D. O consórcio 3D@Home divulgou as primeiras normas do sistema, que entram agora em discussão dentro dos comitês técnicos da CEA (Consumer Electronics Association). Desses comitês fazem parte representantes da indústria, dos estúdios de Hollywood e dos produtores de software, que precisam chegar a um acordo sobre as normas de produção. Não se sabe quanto tempo isso irá levar, mas pelo entusiasmo das empresas envolvidas em breve teremos novidades.

Pelo menos, já podemos conferir uma lista de filmes produzidos em 3D lançados este ano, além dos que estão sendo rodados para lançamento até 2012. Confiram aqui. Há também uma lista – que eu desconhecia – de equipamentos compatíveis com o sistema, entre displays, projetores, câmeras e até um celular da Samsung que ainda não foi lançado. Dêem uma olhada. E fiquem atentos aos próximos passos dessa nova revolução.

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige o site HT & CASA DIGITAL. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *