A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) deve começar a investigar nos próximos dias o possível vazamento de informação privilegiada que teria provocado a valorização vigorosa das ações da Globex na Bovespa esta semana. Foi um caso típico de “insider trading”, expressão que na linguagem da Bolsa quer dizer exatamente isso: “vazamento de informação privilegiada”. Com certeza, alguém se beneficiou: entre segunda e sexta-feiras, as ações da empresa subiram 56%, sendo 35% apenas na quinta, véspera do anúncio da fusão entre Pão de Açúcar e Casas Bahia – a Globex é a holding da rede Ponto Frio, adquirida em junho pelo Pão de Açúcar e que agora é, oficialmente, sócia da Bahia. O que chamou mais a atenção dos técnicos da CVM foi o aumento no número de transações envolvendo ações da empresa: de apenas 25 na quarta para 115 na quinta (360% a mais).

Não dá para afirmar que essas coisas só acontecem no Brasil. Nos EUA, por exemplo, vários executivos do setor financeiro já foram presos por vazarem informações confidenciais. A diferença está justamente aí: será que no Brasil alguém vai ser punido?

1 thought on “Informação privilegiada

  1. aqui só a historia ira dizer.
    nossa cultura é de corporativismo e portanto ainda fala mais alto a corrupção e a caixinha para jogar para o esquecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *