P1100410BAcabo de sair da apresentação da Toshiba (foto), menos concorrida que a da LG, mas com mais novidades. Chegam finalmente ao mercado nos próximos meses os TVs de célula, sobre os quais já comentamos aqui – foram apresentados pela primeira vez na CEATEC/2008 e demonstrados também na CES/2009; a novidade é que agora não são mais protótipos e, sim, produtos com lançamento comercial definido, embora a Toshiba tenha fugido dos questionamentos a respeito de preço e data exata.

Claro que dificilmente esses TVs estarão disponíveis no mercado brasileiro em 2010; isso dependeria de acordo entre a Toshiba Corporation e a Semp Toshiba brasileira. Mas os consumidores americanos e europeus poderão tê-los nas lojas, quem sabe, já no meio do ano.

E o que trazem de vantagem os TVs de célula (CELL-TV, como chama o fabricante)? Alguns recursos bem legais:
* O display LCD utiliza painel de LED, mas não igual aos usados atualmente pela LG e pela Samsung. Trata-se de um painel local-dimming, que analisa em separado nada menos do que 512 segmentos da tela, resultando em contraste mais alto.
* O chip de célula é muito mais rápido do que os convencionais. Foi desenhado para o PlayStation 3, da Sony, e por isso tem capacidade de resposta muito mais rápida. Vai ser possível conectar vários dispositivos ao TV e acessá-los ao mesmo tempo sem travamentos. Isso inclui Blu-ray, receptor de HDTV, videogame, internet etc.
* O processamento interno da imagem é mais rápido e preciso. Detalhes que o consumidor não percebe – como correção de ruídos típicos da compressão do sinal e restauração de quadros – tornam-se mais eficientes.
* E os TVs de célula já são preparados para a era do 3D. Ao receber uma imagem original em 3D, o processador faz a comutação automática de 480 para 240Hz, sendo 120Hz para o olho direito e 120Hz para o esquerdo.
* E mais um detalhe interessante: faz a conversão automática das imagens 2D para 3D, em tempo real, na suposição – não sei se correta – de que todo mundo irá querer ver imagens nesse formato.

Será mesmo?

4 thoughts on “Enfim, o TV de célula.

  1. A humanidade e a tecnologia, caminham com uma certa fronteira de mercado, aconteceu assim com os carros e os produtos eletrônicos.
    Sabemos que a humanidade e os mercados expandiram-se, temos um novo conceito de mundo.
    precisamos evoluir como seres humanos, assim, podemos ser mais perceptivos as mudanças tecnológicas, as mudanças climáticas, as mudanças de globalização de mercados e as mudanças de globalização de capital humano, este último é o mais valioso ao mundo dos negócios.
    Produto=conhecimento do capital humano + critatividade + ousadia + qualidade + preço competitivo.
    Abs. Dinaldo Campos

  2. Prezado orlando.

    Muito bom seu blog, que infelizmente não tenho o prazer de comentar frequentemente.

    Mas, gostaria de solicitar uma adequação do texto, pois o Cell é um processador (poderosíssimo, por sinal), feito por Sony, Toshiba e IBM, que integra o playstation3, TVs Regza e Supercomputadores RoadRunners, respectivamente. Ele não precisa de tradução.

    Fazer o publico entender Tv de célula (como assim? uma Tv biológica? isso na melhor das interpretações) é mais dificil do que “Tv c/ Cell”, explicando que o Cell é um processador poderoso, que ajuda nesses pequenas maravilhas que a Tv faz (480Mhz, 2d para 3D, correção de sinal, etc), já que são 8 núcleos embutidos trabalhando a 3.0Ghz

  3. Obrigado, David. Você tem razão. É um vício de linguagem. “CellTV” realmente é uma definição mais precisa do produto, e também mais fácil de decorar.
    Um abraço.
    Orlando

  4. Já havia lido sobre a Cell TV, mas tem tempo e me esqueci que era isso tudo. rs

    To na expectativa dessas TVs.

    Pena que eu sempre espero um bom tempo depois do lançamento pra poder ter o produto com preço mais amigável.

    Hoje sou um feliz proprietário de uma LCD Sharp Aquos Full HD de 52″ comprada na loja por R$ 2300,00 em super promoção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *