A edição de março da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL traz uma interessante reportagem sobre o uso do celular na função de controle remoto. Não qualquer celular, é claro, mas os chamados smartphones, alguns dos quais são verdadeiros computadores de mão. Eu mesmo fiquei admirado com a quantidade de coisas que se pode fazer com esses aparelhos, substituindo os controles convencionais do TV, receiver etc. O segredo está em baixar da internet o software correto para o seu modelo de celular; para o iPhone, por exemplo, existem vários. E o celular deve poder se comunicar via infravermelho (I.R.), que é o padrão de quase todos os aparelhos de áudio e vídeo.

A primeira vez que ouvi falar disso foi há uns dois anos, num evento nos EUA, quando assisti a demonstrações práticas do iPhone controlando vários equipamentos. Quem tem, por exemplo, um sistema de automação instalado em casa pode literalmente “viajar” com seu smartphone, controlando internet, ar-condicionado, luzes, portão etc. Crestron e Control4 são duas das empresas que oferecem esse tipo de solução. Só vendo para crer.

1 thought on “Quando celular é controle remoto

  1. Boa noite,
    pra quem já gastou com um iPhone e não quer gastar com um controle de verdade, é válido, mas nada substitui os verdadeiros controles universais programáveis. Imagine o telefone tocando no meio da execução de uma macro! Seu telefone/controle toca, vc tenta baixar o volume do receiver para atender e seu “controle” continua tocando.
    Sei não…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *