Parece que a Google declarou mesmo guerra à Apple. Depois de lançar seu sistema operacional Android, a empresa está prestes a criar uma loja virtual para venda de música e vídeo, nos moldes da iTunes. A notícia foi dada nesta quarta-feira pelo site americano CNet, citando “várias fontes da indústria”. Na verdade, a idéia foi mencionada na convenção da Google, em maio, mas sem muito alarde. Agora, os boatos aumentam. A Google tentou primeiro parcerias com dois sites (LaLa.com e iLike.com) que não deram muito certo – e acabaram sendo adquiridos por suas concorrentes Apple e MySpace, respectivamente. Mas as conversas com as “top 4” (Universal, EMI, Sony Music e BMG), donas de 80% do mercado mundial de música, evoluíram bem após o acordo que permitiu às gravadoras controlar o fluxo de vídeos musicais no YouTube.

Agora, a Google comprou uma pequena empresa de software chamada Simplify Media, cuja especialidade é a navegação em nuvem. Esses caras criaram uma forma de transferir arquivos de uma conta na iTunes, por exemplo, do computador do usuário para qualquer outro aparelho com acesso à internet. Bingo! O pai da criança seria um tal de Zahavah Levine, diretor do YouTube e um dos criadores do Rhapsody, segundo maior serviço online de venda de músicas dos EUA. O futuro então estaria nas nuvens: você deixa suas músicas “lá” e tem acesso a elas quando, onde e como quiser. As mesmas fontes revelaram ao CNet que a Apple também trabalha numa plataforma dessas, que seria um complemento da loja iTunes. Temos aí, portanto, mais uma corrida para ver quem será o primeiro a lançar a novidade.

Quais serão os próximos capítulos? Alguém arrisca um palpite?

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